HomeSaúde segunda-feira, 26 de março de 2018 08:11

Educação continuada na quimioterapia

Um tema é definido e abordado para os pacientes que estão na sala de aplicação de quimioterapia.

O setor de Quimioterapia e Radioterapia do Hospital Vida & Saúde está realizando o projeto de “Educação Continuada para pacientes do Sistema unico de Saúde-SUS. Além do atendimento individual, uma nutricionista e uma estagiária de nutrição realizam palestras educativas. Um tema é definido e abordado para os pacientes que estão na sala de aplicação de quimioterapia.

A abordagem da última semana foi a falta de apetite. A nutricionista Marilia Fernandes e a estagiária de nutrição, Franciele Giehe, falaram sobre a alimentação durante o tratamento e as formas para tornar atrativos e mais nutritivos os alimentos. Também foi destacada a forma de estimular a alimentação e a importância de estar bem alimentado durante esse período.

“A nutrição faz parte do tratamento e pode contribuir e muito para o bem estar do paciente”, destacou Marilia. Após a fala, os pacientes podem tirar dúvidas com as profissionais e são entregues orientações impressas em relação ao assunto abordado. A intenção do projeto aprovado pelo PRONON é melhorar a qualidade de vida, promover ganho de peso, construir ou manter massa corporal magra, melhorar o apetite e aporte dietético, atenuar a resposta pró-inflamatória e diminuir as reações do tratamento oncológico no paciente.

Faça seu comentário