HomeSaúde sexta-feira, 1 de dezembro de 2017 08:14

Santa Rosa ganha centro de atendimento do AVC tipo III

O plano macrorregional de urgência vem sendo construído há cinco anos, desde a publicação do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011.

Na sexta-feira passada, 24, foi realizada a reunião extraordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB/RS) em Porto Alegre, onde foi aprovado o plano macrorregional de urgência e emergência e o centro de atendimento ao AVC tipo III.

Estavam presentes na reunião o coordenador regional de saúde da 14ª CRS, Valdemar Fonseca a especialista em saúde do setor de planejamento da 14ª CRS e coordenadora técnica de urgência e emergência Karina Kucharski, o presidente da FUMSSAR, Andersom Mantei e a diretora do Hospital Vida & Saúde, Vanderli de Barros. Segundo Karina, o plano macrorregional de urgência vem sendo construído há cinco anos, desde a publicação do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que organiza o setor de saúde por região e por linha de cuidado.

Quanto ao centro de atendimento do AVC tipo III, é um ambulatório especializado para atender os pacientes com AVC agudo, onde poderá ser aplicada uma medicação que, em menos de 30 minutos minimiza consideravelmente as consequências do AVC. Em muitos casos, vidas serão salvas.

Vanderli de Barros, Anderson Mantei, Karina Kucharski e Valdemar Fonseca na conquista em Porto Alegre.
Faça seu comentário