HomeSaúde sábado, 4 de novembro de 2017 09:01

Três de Maio conta com banco de perucas e chapéus

O serviço é gratuito e a devolução pode ser feita até que o adereço deixe de ser necessário.

O Banco de Perucas e Chapéus é um serviço disponibilizado pelas Unidades do IMAMA, em Porto Alegre e na região Noroeste na cidade de Três de Maio. O empréstimo é feito às mulheres com câncer de mama que, devido ao tratamento de quimioterapia, perdem temporariamente o cabelo. O serviço é gratuito e a devolução pode ser feita até que o adereço deixe de ser necessário.
Para efetuar o empréstimo, a própria paciente precisa comparecer na instituição, munida de documento (RG ou CNH). Nesta ocasião, são fornecidas orientações para conservação e higienização da peruca. Além disso, sugerimos que o empréstimo seja feito após a queda dos cabelos, pois a peruca ajeita-se melhor na cabeça.
O Banco de Perucas foi criado em 1997, e no ano seguinte, foi estabelecida uma parceria entre a instituição e a empresa Perucas Jurema, que realizava a manutenção e a higienização das perucas da Unidade Central do IMAMA. Somente em 2012 foram efetivados centenas de empréstimos de perucas.
O Banco de Chapéus, por sua vez, foi criado em 2009, quando a entidade recebeu uma doação de 110 chapéus. Possuimos, também, lenços e echarpes que são doadas para pacientes com Câncer de Mama.
Em 2013, além das contribuições da Perucas Jurema e HD Perucas, a instituição recebe a doação de perucas e uma nova estande com suportes para a exposição das mesmas, de um novo parceiro do Imama, a Cabelo Mais Perucas, apoiador, também, da 10ª edição da Caminhada das Vitoriosas.
Devido à grande demanda por estes acessórios e à necessidade constante de renovação, as Unidades do IMAMA recebem doações. Os interessados em contribuir podem obter mais informações contatando a instituição, através do falecomimama@imama.org.br.

Faça seu comentário