segunda-feira, 15 de setembro de 2014 08:27

De onde vêm os bebês?

Vivenciar novidades e aprender sobre a vida. Para isso, o Colégio Salesiano Dom Bosco desenvolve uma série de propostas com temas variados. Um deles é o Projeto “Espaço Quentinho”. A proposta está sendo desenvolvida com a turma do Infantil II da professora Lisandra Wholemberg. O foco é a formação do ser humano, durante a gestação, e ao longo da vida.

A visita de um bebê, em sala de aula, foi o ponto de partida. Em seguida a pergunta: De onde vêm os bebês? As crianças participaram e falaram tudo o que sabiam sobre os bebês A partir disso, foi construído um texto, que serviu para sondar os conhecimentos dos alunos para despertar ainda mais a curiosidade deles.

A Obstetra, Gabriela Menegat, foi convidada para conversar com a turminha. Durante a fala a médica mostrou um vídeo que ilustrou a formação real dos bebês, também trouxe uma semente e uma sequência de bonecas com tamanhos diferentes para representar a gestação. Algumas mães grávidas também foram convidadas a participar do projeto. As visitas proporcionaram um momento bem emocionante para os alunos que puderam ver e tocar na barriga delas. Todos se mostraram muito interessados e contentes com as novas descobertas, “Eu aprendi que os bebês nascem da barriga, eles tem uma forma bem diferente lá dentro e se alimentam por um caninho onde eles puxam tudo o que precisam”, destaca o aluno Germano Steffen Timm.

Segundo a médica nessa faixa etária existe uma quantidade muito grande de crianças tendo irmãos e isso faz com que eles criem dúvidas e imaginem muitas coisas, “Às vezes as crianças idealizam inverdades, então esse tipo de abordagem é muito importante e esclarece a cabeça deles sobre a formação dos irmãos, os bebês em geral e a gestação das mães”.

A professora Lisandra Wholemberg, explica que o projeto trabalha as fases da vida, desde a barriga da mãe até a fase atual dos alunos, “Partimos do princípio do nosso primeiro abrigo que é a barriga da mãe, depois como bebês vamos nos inserido na família, na escola e na vida. Com base no projeto desenvolvido os alunos passam a saber de suas origens, se descobrem como seres humanos”. Os projetos estão dando resultado e acrescentam o estudo através da prática. Outras ações sobre o assunto estão sendo realizadas pela turma.

Comentários
Faça seu comentário