sábado, 7 de dezembro de 2013 10:50

Bacalhau empanado com molho de tomate e vinho

Nada como desfrutar de um final de semana com amigos. Para isso, pensamos um pouco em você que reunirá a família para uma confraternizar.
Na edição do Jornal Noroeste apresentamos o Caderno de Natal, com dicas para deixar sua festa mais bonita. No material contam receitas especiais, onde, eu e Taciara Vargas, preparamos pensando em vocês amigos leitores.
Diverta-se e bom final de semana.

Bacalhau empanado com molho de tomate e vinho

Ingredientes:
- 1,6 kg de lombo de bacalhau
- 1/2 xícara de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 4 latas de tomate pelado picado
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 1/2 xícara de azeitona verde, sem caroço, em rodelas
- Molho de pimenta vermelha a gosto
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- Óleo para fritar
- 3 colheres (sopa) de alho laminado torrado e folhas de orégano para decorar.
Modo de preparo:
Numa tigela, deixe o bacalhau de molho de 24 a 72 horas na geladeira, trocando a água três vezes ao dia (quanto mais alta for a posta, mais tempo precisa para ser demolhada). No dia do preparo, aqueça a metade do azeite em uma panela e refogue o alho picado até começar a dourar. Adicione o vinho e deixe evaporar por alguns minutos. Acrescente o tomate, tempere e refogue até obter um molho encorpado. Desligue o fogo, adicione a azeitona e o molho de pimenta (este molho de tomate pode ser feito com um dia de antecedência e guardado na geladeira em recipiente tampado). Retire o bacalhau da água, tire a pele e as espinhas e seque as postas com papel-toalha. Corte em pedaços grandes e passe pelos ovos batidos e depois pela farinha de trigo. Sacuda para retirar o excesso. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os pedaços aos poucos até ficarem dourados por igual. Escorra sobre papel-toalha. Arrume o bacalhau empanado em uma travessa e despeje o molho aquecido por cima. Regue com o azeite restante e decore com o alho laminado e as folhas de orégano. Sirva em seguida.

Comentários
Faça seu comentário