quarta-feira, 16 de outubro de 2013 16:32

Pinturas e Gravuras Digitais Artista Plástica Simone Rosa

Andar perambulando pela cidade, num misto de procura de endereço e contemplação da paisagem, possibilitou a criação de paisagens urbanas ficcionais de Bento Gonçalves/RS. Trata-se de ambientações utópicas que revelam uma percepção do ponto de vista de uma artista/turista. Entre figuração e desconstrução é proposta uma visão diferenciada deste espaço urbano, onde o imaginário, o sonho e a ilusão se materializam em representações poéticas, imagens de diferentes lugares se sobrepõem, tirando partido da confusão própria de turistas que procura um endereço e da percepção da artista que admira cada forma, transformando em poesia. O espaço urbano ficcional é apresentado pela artista como um jogo poético, prédios e mobiliários urbanos, que por sobreposições, angulações e transparências, vem desestruturar as leis da perspectiva cartesiana, numa busca pela instabilidade em oposição à concepção clássica; trazem para o espaço representativo à subjetividade de suas existências, criação de visualidades onde a realidade se cruza com a ficção.

Nessas criações, duas linguagens são essenciais no seu procedimento, a pintura e a gravura digital (imagens manipuladas no computador, com auxílio de softwares que hibridizam a imagem de pinturas com fotografias da realidade). Todas as gravuras possuem duas versões, uma só manipulada no computador e outra com sobreposição de desenho, pois depois de impressas as gravuras foram desenhadas manualmente e scaneadas para nova impressão, fechando o ciclo analógico - digital - analógico.

 

Projeto Espaço Cultural Coordenadora: Profª Cornelia Kudiess, Colaboradaoras: Profª Graciele H. Welter, Profª Fernanda F. C. de Torres, Profª Letícia Domanski, Profª Fernanda C. Rigo, Bolsista: Mateus H. Escarban

Duração : 10 de outubro a 04 de novembro de 2013

Visitação : Segunda a Sexta das 7h30min às 22h30min

Espaço Cultural - 1º prédio - 1º andar

Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa

Rua Uruguai , 1675 - Bairro Central - Santa Rosa/RS

 

Comentários
Faça seu comentário