Blog Conecta 97
Blog Conecta 97
Conecta 97



Geral

Cuidados físicos para empreendedores

Publicado em 04/10/2019 10h24 - Atualizado há 4 meses - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

Hoje não é novidade afirmar que a saúde física e mental dos empreendedores é bombardeada constantemente por hábitos sedentários e estresse. Existe certa consciência do quão necessários são os cuidados em relação a postura corporal, fortalecimento muscular, respiração adequada, alimentação e assim por diante. 

Nesta quinta-feira, às 16h, no Conecta 97, Paulo Severo e Facundo Nuñez receberam no estúdio da Guaíra FM os profissionais convidados, Juliano Tizott da Silva (Osteopata), Pedro Henrique de Souza (Fisioterapeuta) e David de Oliveira Júnior (Prof. De Yoga), para debater sobre os cuidados físicos para o empreendedor.

Para acompanhar o programa sintonize 97.7 no dial do seu rádio, para ouvir os programas anteriores acesse www.radioguairafm.com.br ou acompanhe pelas redes sociais Radio Guaíra FM. 

Falemos sobre Postura Corporal

Na literatura o conceito de Postura Corporal (PC) é abordado por diversos autores como o posicionamento dos segmentos corporais no espaço, dependente dos reflexos miotático, labiríntico, epitelial e visual para que haja a menor sobrecarga possível no indivíduo, evitando mecanismos de fadiga. A PC também está relacionada às adaptações neurais e musculoesqueléticas durante os movimentos, fragmentando a definição em Postura Corporal Estática (PCE) e Postura Corporal Dinâmica (PCD).

O desenvolvimento neuropsicomotor e o processo evolutivo da espécie humana são determinantes de suas características posturais, contribuindo para a posição bípede, que se opõe à força gravitacional.

Entre os fatores que desencadeiam alterações posturais, que muitas vezes apresentam características irreversíveis, destacam-se posicionamentos incorretos, além da alta sobrecarga no ambiente de trabalho e durante as atividades domiciliares, uma vez que as posturas ideais para execução das tarefas normalmente não são respeitadas. Os indivíduos que são submetidos a uma sobrecarga superior ao limite de sua massa corporal e que não seguem os critérios de ergonomia podem sofrer lesões graves. 

Então, quais são as atividades físicas que auxiliam na postura corporal?

Como a postura é dependente de uma abordagem biopsicossocial, a equipe interdisciplinar se faz necessária para corrigir todas as injúrias e problemas relacionados a este aspecto. Não há eficácia em um tratamento exclusivamente farmacológico ou cinesioterapêutico. O importante é que os profissionais de saúde ajam em todos os fatores envolvidos com a postura corporal na busca por resultados satisfatórios.

  • Yoga - Técnica que envolve flexibilidade, equilíbrio e concentração. As posturas adotadas neste procedimento são capazes de mobilizar grande parte das articulações, estimulando a produção do líquido sinovial e proporcionando relaxamento muscular. Haja vista a necessidade de atenção por parte do aluno/paciente a cada detalhe dos movimentos executados, as sessões podem promover um aumento da propriocepção e do equilíbrio, que por sua vez são essenciais para manutenção de uma boa postura corporal.
  • Pilates - Joseph Humbertus Pilates, idealizador do método, uniu diversas modalidades esportivas e de tratamento para elaboração dos exercícios e dos princípios básicos a serem seguidos durante a sua execução. Além de todas as características da Yoga, o Método Pilates ainda conta com uma contração isométrica do “core”, que é responsável por aumentar ainda mais a qualidade da PCE e PCD.
  • Reeducação Postural Global - Técnica elaborada por Philippe Emmanuel Souchard, engloba posturas que trabalham as cadeias musculares, com intuito de promover o equilíbrio de fáscias e curva comprimento-tensão. Parte do princípio de que um músculo com encurtamento cria compensações em músculos de outras áreas.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog


Top Vídeos

:: assista aos destaques

Dia Mundial de Combate ao Câncer: bate-papo com o Oncologista Dr. Pedro Lourega

Entrevista no programa Ponto & Contraponto da Rádio Noroeste, com Jairo Madril

há 5 horas


Coletiva de imprensa do Ministério da Saúde

há 2 dias


Santa Rosa anuncia recursos no combate ao coronavírus

há 2 dias