Blog Conecta 97
Blog Conecta 97
Conecta 97



Geral

O empreendedorismo na comunicação

Publicado em 25/10/2019 09h24 - Atualizado há 4 meses - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

Um dos maiores desafios na sociedade atual é saber se comunicar. Parece contraditório afirmar isso em uma época conhecida como “a era da informação”, mas, na prática, o que estamos vivendo é um momento em que as pessoas podem se expressar por diversos canais e buscarem informações em uma amplitude de fontes, o que não significa que a comunicação, em seu conceito mais básico ocorra. Como ter credibilidade para informar nesse momento?

Esse foi o assunto do Conecta 97 da última quinta-feira. Paulo Severo e Facundo Nunez receberam o jornalista e comunicador Jairo Borges Madril e Rodrigo Soder e o bate-papo completo está disponível em www.radioguairafm.com.br.

O jornal, o meio de informação mais antigo, é um veículo que permite a leitura de diversos gêneros em um mesmo lugar, de forma dinâmica. Não só conecta o leitor com o que acontece na cidade, no país ou no mundo, como também dá a ele a possibilidade de se posicionar ativamente e abrir questionamentos diante de uma determinada situação. 

O rádio, é um instrumento de comunicação cujo valor vai além do entretenimento e da informação. Seu papel é forte na concretização da cidadania e na participação dos ouvintes.

Os dois meios de comunicação têm uma importância fundamental na vida do cidadão e da comunidade a que ele pertence. Espera-se que a imparcialidade reine em ambos, e também é primordial que o profissional não se envolva nos acontecimentos que descreve.

O que acontece desde os primórdios, e não só hoje com a internet, é que as pessoas disseminam informações falsas, dando credibilidade a boatos, e utilizando de informações para legitimar um ponto de vista, na maioria das vezes, acirrado. Em 2013, por exemplo um relatório do Fórum Econômico Mundial, apontou que informações erradas na internet representam um dos grandes riscos para a sociedade moderna, assim como o terrorismo. Acreditar que se está bem informado pode significar apenas estar mal informado por muitas fontes (quantidade x qualidade).

É preciso estar atento à credibilidade dos emissores dessas mensagens, e dar preferência a informações que contribuam para a geração de conhecimento sobre o mundo que nos cerca, e que não apenas reforcem os conceitos e pré-conceitos que já temos.

Comunicar com eficiência e responsabilidade é um diferencial e, mais do que isso, uma premissa que a evolução da informação não mudou.

O compromisso com a informação de qualidade e uma forma responsável de comunica-la são valorizados num momento social ímpar, onde todos podem compartilhar dados que em minutos viralizam, que impactam vidas no outro lado do planeta, que derrubam governos, criam consciência ambiental e mudam hábitos. Como foi, como é e como será a comunicação amanhã? Não temos todas as respostas, mas este programa esta na busca constante. Vamos juntos descobrir?

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog


Top Vídeos

:: assista aos destaques

Dia Mundial de Combate ao Câncer: bate-papo com o Oncologista Dr. Pedro Lourega

Entrevista no programa Ponto & Contraponto da Rádio Noroeste, com Jairo Madril

há 4 horas


Coletiva de imprensa do Ministério da Saúde

há 2 dias


Santa Rosa anuncia recursos no combate ao coronavírus

há 2 dias