A vida é a arte do encontro

Publicado em 11/10/2020 18h37 - Atualizado há 4 anos - de leitura

O Papa Francisco tornou pública, dias atrás, a encíclica “Fratelli Tutti” (Todos Amigos), na qual fala dos problemas do mundo atual e pede mais diálogo e compreensão social, e ainda esforços para um mundo mais aberto. A íntegra do documento pode ser encontrada na internet.

Mas o que chamou a atenção dos brasileiros é que, de forma inédita e inesperada, em dado momento da encíclica o Papa cita um verso do nosso eterno poeta e músico Vinicius de Moraes. No capítulo VI, justamente quando fala sobre diálogo e amizade, o documento transcreve: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro na vida”.

Este verso faz parte da música “Samba da Bênção”, composta por Baden Powell e Vinícius em 1967. A melodia é do Baden e a letra do Vinicius. Desde então foi gravada por muitos cantores. A melhor versão (opinião minha) é com a voz de Maria Bethânia. Pelo visto, o Papa aprecia um samba brasileiro, provando que tem bom gosto musical. 

Aliás, o texto da encíclica é notável e traz muitas reflexões sobre o mundo em que estamos vivendo. Vale a pena dedicar um tempo para ler e refletir sobre tudo o que a encíclica nos propõe.

***

Em julho último, em Belo Horizonte, um cão da raça pitbull, de nome Sansão, foi amarrado com arame farpado e teve suas duas patas traseiras decepadas com uma foice. O fato — especialmente pela sua perversidade — teve grande repercussão. O agressor virou réu em processo na Justiça Comum mineira.

 Este fato acabou provocando uma alteração na lei de Crimes Ambientais, e fixou, para o agressor, pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e perda da guarda do animal. A pena anterior era de 3 meses e 1 ano. A nova regra já está valendo. Portanto, agora o sadismo contra animais domésticos pode levar o sujeito para um curso de canarinho bem mais longo. E o Sansão? Pois o cão passa por recuperação numa clínica veterinária, e se locomove com a ajuda de uma improvisada cadeira de rodas. Os médicos estudam a possibilidade de uma prótese (ainda não confirmada).  Perversidade contra animais também causa repulsa, não é mesmo?

***

O período que conhecemos como “piracema” teve início no dia 1º deste mês. Até o final de janeiro está proibida a pesca profissional e amadora (apenas a de subsistência é permitida). Se você é daqueles que aprecia jogar uma linha, é bom ficar atento à Portaria IBAMA 193/2008, que estabelece regras para a bacia do Rio Uruguai. Para evitar problemas, é válido lembrar que crimes ambientais da espécie podem resultar em reclusão de até 3 anos, além de multas que vão de R$ 700 até R$ 100 mil. Bem salgadinho...

Nem precisamos rememorar a importância da piracema para o repovoamento dos rios. No caso do nosso rio Uruguai, que tem inúmeras cidades às margens, o período da piracema é importantíssimo.

***

Pois aqui na região há uma tristeza geral entre os pescadores, de modo especial aqueles que, ocasionalmente, participam de excursões ao Pantanal. Alguns são apaixonados pela natureza exuberante de lá. Depois que as queimadas destruíram 35% daquela famosa região alagada, é muito provável que a pesca seja proibida por um bom tempo. Um tempo que a natureza precisará para que as árvores cresçam e os animais terrestres novamente se reproduzam. É mesmo bom que o ser humano fique distante por algum tempo.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

19/04/2024

há 4 horas

18/04/2024

ontem

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há uma semana

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há uma semana

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há uma semana

NTV

Vídeos recomendados

19/04/2024

há 4 horas

18/04/2024

ontem

Noroeste Repórter Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Ponto e Contraponto Especial, a 30 dias da Fenasoja - 17/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há uma semana

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há uma semana

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há uma semana

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há uma semana