Blog Gilberto Kieling
Blog Gilberto Kieling
Gilberto Kieling



Blog

Coisas da cidade

Publicado em 05/06/2020 10h57 - Atualizado há um mês - de leitura

Os professores da Fema estão pisando nas nuvens, mais faceiros que guri de bombacha nova. Cantando a música “Como uma onda”, do Lulu Santos, gravaram um vídeo belíssimo que rodou pela internet e foi parar no programa da Ana Maria Braga, na Globo. Tenho certeza de que o Brasil inteiro gostou. Devia ter ido para o Fantástico! Dizem por aí que já tem professor pensando em carreira solo...

Foi, digamos, uma pegada inteligente. Afinal, com a pandemia, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...”. Ah, antes que eu esqueça, que venham outros vídeos, por gentileza! 

***

A biblioteca pública voltou a atender na sua sede. O prédio da esquina da rua Buenos Aires com a Santos Dumont passou por uma demorada reforma. Nos últimos tempos o atendimento vinha ocorrendo dentro do Centro Cívico, de forma improvisada. Aliás, pouco tempo atrás (antes da pandemia) a biblioteca recebeu um grande número de obras novas, atualizando o acervo. 

Fica o convite. O momento é propício para você visitar a nossa Biblioteca e sair de lá com um livro para aqueles momentos caseiros, quando a TV já encheu a paciência. Afinal, estamos ficando mais tempo em casa, não é? E não preciso dizer que a leitura é a grande companhia que cura o tédio e embeleza a vida. 

Tá oquei, eu sei que ficou uma frase meio boba, mas você entendeu...

***

Santa Rosa, com a colaboração da população, está se saindo bem no controle da pandemia. O uso das máscaras, por exemplo, foi bem aceito pela população (exceto alguns políticos, como ficamos sabendo na semana passada). Parece que os santa-rosenses compreenderam a importância dos cuidados propostos pelas autoridades sanitárias, e isso tem permitido que a maior parte da nossa economia mantenha suas atividades, isto é, sem fechamentos desagradáveis. 

***

A “Sexta Cultural” é uma iniciativa do movimento de cultura da cidade. Você consulta o catálogo, escolhe obras para comprar e as recebe em casa nas sextas-feiras. Esclarecendo, você monta a cesta (com “c”) e recebe na sexta (com “s).

Lá tem livros, CDs, DVDs, quadros, artesanato e o escambau. Fiquei encantado com a riqueza e a diversidade cultural de Santa Rosa. Após acessar o catálogo, você faz sua encomenda pelo Whatsapp — 98407-3617 ou 51-99615-8335. Aliás, o catálogo também pode ser solicitado desta maneira, ou encontrado no Facebook do Sesc Santa Rosa e ainda no endereço https://inan.app/pg/sexta-basica-cultural/ (onde é possível fazer compras online). O catálogo é atualizado semanalmente com novos produtos.

***

O site do Jornal Noroeste trouxe, esta semana, uma notícia realmente triste. Entre março e abril, dobrou o número de registros de violência contra a mulher em Santa Rosa. Nos cinco primeiros meses do ano, foram 188 casos.

Violência doméstica tem raízes culturais (desprezo pelo feminino), psicológicas (o macho inseguro) e econômicas (a família patriarcal). Não sabemos, até uma análise mais acurada, o que provocou estes casos. O estresse da pandemia pode ser uma das causas? Pode ter ajudado, mas obviamente não justifica nada. A cultura da violência, do abuso e do estupro tem raízes profundas na nossa cultura, lamentavelmente.

É importante lembrar que essa violência vai além da agressão física. A violência contra a mulher também abarca a agressão moral, a violência patrimonial, a sexual e a psicológica. Sob qualquer de suas formas, é sempre inadmissível.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Camera de segurança registra momento em que água invade residência em Santa Rosa/RS

Camera de segurança registra momento em que água invadiu a residência, de Claudio Wendland, no Bairro Sulina, em Santa Rosa/RS nesta terça-feira (7). Segundo Claudio a água derrubou o muro de seu vizinho, depois invadiu a sua residência derrubando o muro e a sua garagem. Por pouco ninguém ficou ferido. ''O Prejuízo foi grande, tenho que reconstruir minha garagem, praticamente perdi minha moto, ela era quase nova, mas vamos pra luta mesmo em tempos difíceis, não dá para baixar a cabeça, Deus tem algo maior para nós dar'' afirmou Claudio

há 4 dias


Benedetti reclama da falta de recursos para o Combate ao Câncer de Próstata

há 5 dias


Desenvolvimento de bebês através da psicologia

há 5 dias