De tudo um pouco

Publicado em 22/05/2021 10h46 - Atualizado há 3 anos - de leitura

Mercado tem destas coisas. Com os rendimentos financeiros baixos, por conta da taxa Selic, os poupadores buscam novos investimentos. Parte da poupança nacional vai para as empresas, e parte vai para o mercado de imóveis (o preferido da classe média). Pois é esta última alternativa que se intensificou nos últimos meses. Não é por acaso que a construção civil é um dos setores da economia que não sofreu abalos com a pandemia.

Em Santa Rosa, porém, acontece um fenômeno que já ocorreu anteriormente. Os imóveis tiveram um considerável aumento de preços. No caso dos imóveis novos, a explicação está na elevação do custo da matéria-prima. Mas no caso dos imóveis antigos, parece que o olho grande pesou muito.

Há quem deseja vender seu imóvel, coisa muito natural. Mas por aqui parece que o vendedor deseja viver eternamente com o produto da venda. Os preços deram um salto. Em alguns imóveis que já estavam à venda, o preço foi rapidamente alterado para maior. E podemos dizer, sem medo de errar, que há imóveis por aqui com custo equivalente a imóveis similares em praças como Porto Alegre e Florianópolis. Dizem que há quem compre. Mas é difícil de explicar, não é?

===

Francisco Brandão (o Mineirinho) e Irineu Donini. Nas duas últimas semanas a cidade perdeu dois caras que tinham a imagem vinculada à história do futebol do interior. Viveram a época de ouro de dois clubes que deixaram muitos apaixonados por aqui, o Aliança e o Paladino. Os dois futebolistas, e os dois clubes, são lembrados de forma carinhosa pela velha-guarda que viu o surgimento do esporte amador. Saudades, é claro, das rivalidades futebolísticas e das amizades que lá surgiram.

Foi um tempo de paixões no campeonato chamado de “citadino”, um tempo de vida mais simples. Na época, a estratégia do futebol ainda tinha expressões como “do pescoço pra baixo é canela!”. Pois a palavra “citadino” diz respeito a algo que pertence à cidade. Está em desuso, por certo, mas foi usada durante décadas em muitas cidades brasileiras, justamente para identificar seus campeonatos municipais.

===

O dia 18 de maio (terça-feira última) é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil”. Estranhamente, pouco se falou nisto durante a semana.

No Brasil, os números são chocantes. Quatro meninas são estupradas por hora! São centenas de registros policiais todos os meses. Mais da metade das vítimas são menores de 13 anos. Infelizmente, sabemos apenas aqueles casos que chegam aos ouvidos da Polícia. Há incontáveis atos de violência que nunca são revelados. Outro dado assustador: a grande maioria não é vítima de estranhos. A agressão geralmente parte de alguém do círculo familiar. O pai, o padrasto, irmãos mais velhos, tios, amigos da família e assim por diante.

É uma herança maldita. Estamos longe de nos livrar da sociedade patriarcal e de toda a violência que ela carrega. Uma forma de superar isto é falar, falar, falar. Não podemos encarar isto como um tabu, algo a ser ocultado. Combater a violência sexual contra a infância deve ser um compromisso humano inadiável. 

===

A brasileira Julia Gama ficou em segundo lugar na disputa do concurso de Miss Universo, realizado no último final de semana. Deveria ter vencido. Além da beleza, e também de ser gaúcha, é poliglota. Surpreendeu a todos. E, para os brasileiros, ficou a sensação de injustiça.

Mas o que eu fico me perguntando é o seguinte: se o concurso é de Miss Universo, por que só tem candidatas do planeta Terra?

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 18 horas

28/03/2024

há 21 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 18 horas

28/03/2024

há 21 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias