A História viva perto de nós

Publicado em 29/11/2019 09h40 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

Nós, aqui da região Noroeste, temos familiaridade com os índios caingangues (kaingang, como preferem alguns). Eles são, de certa forma, a nossa ligação com a América pré-colombiana. Inicialmente, viviam numa área muito grande, desde o rio Piratini até o oeste do Estado de São Paulo. As primeiras expedições contra esses indígenas tinham por objetivo torná-los escravos. Já a partir do século 18, as investidas tinham como propósito tomar suas terras. As expedições de conquista acabaram delimitando a área onde vivem (oeste do RS, SC e PR).

Pois em meados de 1850 houve conflito entre grupos de caingangues, parte chefiados pelo cacique Nonoai e parte pelo cacique Doble. As guerras entre eles só terminaram quando, premidos pela colonização branca, viram suas terras reduzidas e aceitaram formar aldeamentos. Isso foi particularmente difícil para eles, pois caingangue significa “povo do mato”. As duas cidades gaúchas que levam seus nomes ficaram como lembrança desse período.

Em toda esta vasta região eles estão presentes. O curioso é que a linguagem deixou muitas marcas que, muitas vezes, nem percebemos. São de origem caingangue os nomes de cidades como Cambé, Xanxerê, Chapecó, Goioerê, Erechim e Erebango. Condá era o nome de um líder caingangue. Hoje temos, em Chapecó, o estádio de futebol chamado “Arena Condá”.

***

Segundo os linguistas, a linguagem caingangue pertence ao grupo “Jê”, enquanto a linguagem guarani pertence ao grupo “Tupi” (falada no litoral brasileiro). Ou seja, são de “famílias” diferentes. A língua caingangue é rica e complexa. É bonito perceber que os caingangues mantêm, nessa longa história, orgulho de seus traços culturais e de suas lendas acerca da origem da vida. Talvez esse sentimento de valor seja a força que os mantém unidos e, de certa forma, resistentes, até os dias de hoje, à colonização.

***

Aliás, o português falado no Brasil está repleto de palavras indígenas, a maioria delas vindas do grupo linguístico tupi-guarani. Podemos dizer que aquele português falado em Portugal, que chegou até nós a partir de 1500, foi vivamente enriquecido pela linguagem indígena. A grande maioria de plantas e animais que conhecemos têm nomes indígenas. Até porque, quando os portugueses aqui chegaram, algumas dessas espécies sequer eram conhecidas na Europa. São exemplos a capivara, a cutia, o jabuti, o jacaré, o maracanã, o tucano, a paca e a pitanga, entre tantos outros nomes que usamos cotidianamente. 

Quando o gaúcho fala de crianças, raramente lembra que “guri” vem do tupi-guarani, com o sentido de algo terno, brando e afetuoso. Guri ou guria, portanto, originalmente são formas carinhosas de designar crianças.

***

Talvez a palavra mais curiosa que incorporamos no português é “mingau”. Chamamos de “mingau” aquela papinha com que alimentamos crianças muito pequenas. O que poucos sabem é que os tupinambás, na época do descobrimento, quando matavam seus inimigos (outros índios ou os portugueses), esquartejam-nos para comê-los após um longo cozimento. As vísceras, o cérebro e a língua do morto eram triturados e servidos às crianças. Aquele preparado, que hoje nos causa nojo, era chamado de “mingau”. Fico até imaginando uma criança tupinambá reclamando: “Mãe, esse pedaço de cérebro ficou mal passado!”.

A palavra “mingau” tem, pois, tem esse significado e se incorporou à nossa língua. Mas, para nós, a receita tem outros ingredientes. Felizmente!

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 16 horas

28/03/2024

há 19 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 16 horas

28/03/2024

há 19 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias