De tudo um pouco

Publicado em 10/12/2019 14h57 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

O encerramento das atividades da RBS-TV em Santa Rosa faz parte de uma grande reengenharia no grupo de empresas comandado pela família Sirotsky. As causas são muitas e essa crise vem de longe (problemas tributários e a crise econômica são as mais evidentes). Primeiramente, a empresa vendeu todo o complexo que mantinha em Santa Catarina. Em determinado momento, passou a apostar em assinaturas digitais de seus jornais. Demitiu muita gente também nas rádios Gaúcha e Atlântida. Estima-se que o total de demissões em dois anos já passa de 400 pessoas. Vendeu jornais que mantinha no interior do Estado. Neste ano, passou a fechar as sucursais do interior, entre as quais a de Santa Rosa. Consta que o faturamento local já não mantinha a unidade. 

Se todos esses passos traumáticos vão fazer o grupo RBS sobreviver, ou se será vendido a grupos econômicos de fora do Estado, são perguntas que todos se fazem.

***

Por falar em encerramento, Santa Rosa não tem mais unidade da Receita Estadual. Agora, para atendimento direto e solução de problemas os santa-rosenses terão de se deslocar a Santo Ângelo. A justificativa é o plano de “regionalização” dos órgãos do Estado. Mas para nós, que vivemos por aqui, é uma perda considerável.

***

O caso mais bizarro envolvendo “encerramento” de atividades aconteceu nos últimos dias. A unidade de atendimento do IPE-Saúde está fechada por falta de funcionários. A funcionária remanescente se aposentou e os usuários encontram a porta fechada. Dizem que é temporário. Realmente não dá pra entender...

***

Paralelamente à greve do magistério público estadual, aumenta o volume das discussões sobre fechamento de escolas na região. Há explicações de todo tipo. Desde a redução do número de crianças no meio rural até a necessidade de junção de turmas nas escolas urbanas. A coisa é realmente complexa. Por trás de tudo está, de fato, a crise do Estado. Há também a desconfiança de que medidas de economia poderão resultar, num futuro próximo, no fechamento da Coordenadoria Regional de Educação sediada na cidade. Por ora, são apenas comentários de bastidores, porém a cada dia mais fortes.

***

A greve do magistério, desta vez, veio com força redobrada pois o pacote de reformas do governo Leite é mesmo um remendão. O movimento ganhou adesões de outras classes de servidores que também estão ameaçadas, e ainda de associações de municípios e de entidades empresariais. Afinal, ninguém é tão ingênuo a ponto de não perceber que o achatamento salarial (e os parcelamentos) também afetam os municípios e, de modo especial, o comércio. Parece que, finalmente, e sentindo no próprio bolso, também mostram sensibilidade com a penúria dos servidores.

Todos estão percebendo que a crise do RS deve ser melhor interpretada. O pacote proposto tem pontos sensíveis, que podem realmente ajudar. Mas há pontos inconstitucionais (ilegais, portanto) que podem mergulhar o Estado em nova avalanche de ações judiciais. A falácia é deixar subentendido que tudo se resolve mexendo com os servidores (alguns já têm perdas salariais superiores a 40%). Se achatar salário de servidor resolvesse, o Estado já estaria salvo. O buraco é mais embaixo, como dizia minha avó.

O resultado disso tudo é que a Assembleia Legislativa vai querer alterações fortes no projeto e provocar o debate mais necessário, aquele que envolve tributos, economia parada, informalidade no mundo do trabalho, desindustrialização e outras “coisitas” que devem ser discutidas. Só então poderemos ter esperanças.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 23 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 23 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias