Leituras e presentes

Publicado em 13/12/2019 09h30 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Jornal Noroeste / Jornal Noroeste

— O senhor é o Papai Noel de verdade?
— Claro, guri! Tu não tá vendo minha barba e minha roupa?
— Eu vi, mas a voz é igual à do meu tio Duda.
— Ora, vai ver ele também nasceu no Polo Norte...
— Não. Ele nasceu em Cândido Godói...
— Que coincidência ter a voz igual à minha... Ôh-Ôh-Ôh... 
— E por que tu está com os sapatos dele? Eu conheço esse sapato. Está surrado no pé esquerdo que o tio Duda usa pra subir no cavalo.
— Ah.. eu acho....
— E essa latinha aí do seu lado? O tio Duda também bebe cerveja Polar...
— Escute, guri, vamos mudar de assunto. O que tu quer ganhar no Natal? Aproveita essa minha visita porque estou com pressa.
— Humm, tá bem. Quero ganhar um botijão de gás, um galão de gasolina e cinco quilos de picanha.
— Hei! Tá pensando que Papai Noel tem dinheiro sobrando? Tá louco? Vê se reduz o tamanho dessa encomenda!
— Olha, Papai Noel, nós precisamos nos entender. Vou deixar claro... Ou consegue o que eu pedi ou eu conto pra todo o bairro que tu é o tio Duda...
— Ah, desgraçado! Tá bem, vou dar um jeito...

***

Você sabe que existe uma avaliação em nível mundial chamada “Programa Internacional de Avaliação de Estudantes”, conhecida como PISA. Pois esse programa divulga, periodicamente, como está o desenvolvimento intelectual de adolescentes em 79 países. Na avaliação deste ano o Brasil ficou entre as 20 piores colocações no ranking das três áreas analisadas (matemática, ciências e leitura). Entre os anos 2000 e 2012 o Brasil teve expansão do número alunos cursando o ensino médio, mas o desempenho no PISA melhorou pouco. Estamos mal nas três áreas, embora a quantidade de alunos tenha se elevado.

O ministro da educação, que até agora não sabe o que fazer por lá, obviamente botou a culpa no PT, como se isso fosse uma resposta. Enquanto reduz os investimentos em educação, o Brasil sonha com uma reação voluntária e individual dos alunos, uma espécie de milagre inesperado. Nada vai acontecer, pois. Para uma simples comparação, as notas máximas do PISA são da China, que aposta todas as fichas na educação de sua população. Vale lembrar que a população da China está perto de 1,4 bilhão de pessoas. O esforço educativo existe há décadas, envolvendo gerações, e por isso dá resultados espetaculares. Por aqui, achamos mais conveniente fechar escolas, achincalhar professores e reduzir investimentos. Não vamos a lugar nenhum...

***

Por falar em valores culturais e educacionais, você já pensou em fugir daquela chatíssima lista de presentes de Natal envolvendo celulares, bermudas, garrafas de vinho e outras coisas óbvias? Pois eu tenho uma sugestão que pode surpreender seu amigo secreto. Já pensou num livro? Isso mesmo, um livro, aquele presente que irá permanecer por anos na estante, que poderá ser lido, relido e emprestado e que poderá abrir a cabeça do seu amigo para novas ideias?

Pois fica a dica, a sugestão. Ainda restam alguns dias até o Natal e você pode procurar à vontade. Há muitas opções de ótimos livros. Você pode escolher com calma. Coloque uma bela frase como dedicatória no livro e esteja certo: seu amigo (ou amiga) vai agradecer o presente por um longo tempo.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 18 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 18 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

22/04/2024

há 3 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas