Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Alfabeto Beatriz Dos Santos Carvalho

Publicado em 04/12/2020 09h44 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Alfabeto Beatriz Dos Santos Carvalho / Foto: Divulgação

Comunicativa, feliz e realizada profissionalmente, Beatriz dos Santos Carvalho é casada com Warley Gomes de Carvalho , mãe de Lívia e Fernanda dos Santos Carvalho.

Apaixonada por sua profissão de Fonoaudióloga, Beatriz é Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM, atende no Centro Clínico e afirma:  “Atuo na área de terapia fonoaudiológica (habilitação/reabilitação da fala, linguagem, voz, motricidade oral, dificuldade de aprendizagem, autismo e síndromes).  Adoro pesquisa científica, por isso tenho duas pós-graduações, mestrado e doutorado. Esporadicamente, faço revisões de artigos para revistas científicas da área. 

Nasci em Minas Gerais na cidade de Teófilo Otoni, porque meu pai é pastor emérito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB, aqui, a Igreja da Paz) e estava trabalhando lá na época, embora minha família seja toda gaúcha. Sou a caçula de quatro irmãs. Minha mãe sempre foi muito envolvida com o trabalho na igreja, e com isso, sempre participei das atividades em comunidade.

Atribuo a isso minha facilidade e meu interesse pela área da comunicação, e por uma profissão que envolvesse o contato próximo com as pessoas. Por causa da profissão do meu pai, nos mudávamos frequentemente de cidade (moramos em MG, SC, RS). Com isso, convivi com várias culturas, aprendi a me adaptar com facilidade a novas situações. Quando adolescente, morei novamente em MG e conheci Warley, meu esposo. Voltamos para o RS e fizemos faculdade aqui.

Me formei na UFSM e ele na UNISINOS. Então, viemos para cá, onde meus pais estavam morando, e nos casamos aqui. Desde 2004, atuo em Santa Rosa como Fonoaudióloga. É a primeira vez que crio raiz, pois aqui é a cidade onde morei por mais tempo! Gosto muito de Santa Rosa. É uma cidade acolhedora, com muitas oportunidades. Profissionalmente, tem sido maravilhosa para nós. E foi aqui que nasceram meus tesouros: Lívia (9 anos ) e Fernanda (2 aos)”.

Seu propósito é aproveitar cada novo dia, aprender sempre mais, ajudar muitas pessoas e desfrutar de muitos momentos ao lado daqueles que ama. Suas alegrias e conquistas são as filhas e família, o Doutorado e o prêmio de Melhor Tese na Área da Linguagem, concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia em 2017. Beatriz gosta de conversar, ler, assistir séries, tomar café e sempre de mala pronta se surgir uma oportunidade de passeio.

Conheça um pouco mais de Beatriz através do seu dicionário:

A de AUDIÇÃO! “Sentido” tão importante para que possamos “ouvir” as outras pessoas e nos colocarmos à disposição (também no sentido figurado para aqueles que usam LIBRAS).
B de BOCA! Órgão tão estudado na Fonoaudiologia, que nos auxilia na fala, na deglutição, na mastigação e na empostação vocal. Além disso, nos ajuda a distribuirmos muitos beijos naqueles que amamos. 
C de COMUNICAÇÃO! Essencial para os seres humanos, para a vida em sociedade, para a criação de laços. 
D de DEDICAÇÃO! A tudo que realizarmos. Dedicação à família, dedicação ao trabalho, dedicação às amizades, dedicação às tarefas que assumimos... 
E de EMPATIA! Essencial quando se trabalha com pessoas de todas as idades, fragilizadas ou não. Essencial para as relações humanas. Essencial para a Fonoaudiologia.
F de FERNANDA! Filha mais nova, que veio para completar nossa família, furação de vida pulsante que nos põe em movimento. Sempre alegre e comunicativa, ativa e arteira.
G de GASTRONOMIA! Quem me conhece sabe o quanto adoro fazer comidas e receber amig@s para um café, almoço, janta. Ter gente ao redor da mesa para um bom papo é uma das maravilhas da vida! Nesse ano, de distanciamento social, isso fez muita falta. Saudades desses momentos. Confiança de que muitos ainda virão.
H de HUMANIDADE! Para enxergarmos as outras pessoas como iguais.
I de INTELIGÊNCIA! Dom recebido, que nos permite estar sempre em aprendizado e constante evolução, para que possamos ser cada vez mais eficazes no que fazemos e descobrirmos novas técnicas.
J de JEITO! Quando trabalhamos com pessoas temos que ter muito jeito para compreendermos e sermos compreendidos.
K de KYRIE ELEISON! Em meio a esse ano de pandemia, diante de tantas famílias enlutadas, peço: “tem Senhor piedade”. Nos dê consciência para cuidarmos uns dos outros, adotando as medidas de proteção adequadas.
L de LÍVIA! Filha amada que me fez mãe pela primeira vez, realizou meu sonho de maternidade e me desafia a ser sempre melhor. Criativa, inteligente, afetuosa e parceira. 
M de MATERNIDADE! Dádiva Divina, recebida duas vezes, que me desafia, me preocupa, me cansa (!) mas também me preenche de amor e de alegria, me completa e me faz plena. 
N de NATURAL! Acredito que, não importa a situação, local, função, companhia, devemos ser sempre naturais, mostrando quem verdadeiramente somos. 
O de ORAÇÃO! Exercício diário de gratidão e de pedido de intervenção, a Deus, criador de tudo e de todos. 
P de PAIXÃO! Pela vida, pela família, pelos amigos e pela minha profissão.
Q de QUALIDADE! Busca constante, na vida, nas relações e no trabalho.
R de REABILITAÇÃO! O encanto da minha profissão: poder recuperar algo perdido e ver as pessoas recobrando a qualidade de vida.
S de SAÚDE! Tendo-a, somos capazes de tudo!
T de TERAPIA! Na busca da reabilitação ou no desenvolvimento de novas habilidades comunicativas, a terapia é importantíssima. Amo atuar na terapia fonoaudiológica.
U de ÚNICA! Cada pessoa é única... Como fonoaudióloga, preciso ter isso muito claro no momento de conduzir o tratamento, pois embora a patologia possa ser a mesma, a terapia será diferente para cada paciente, de acordo com as características, interesses, habilidades e dificuldades de cada um/uma.
V de VIAGEM! Hobby preferido, embora não possa ter sido realizado este ano. É muito bom conhecer lugares diferentes, sair da rotina, estar mais com a família e amigos vivenciando momentos agradáveis e tendo contato com outras pessoas, culturas, gastronomias. 
W de WARLEY! Meu companheiro de vida há 22 anos. Mineiro amigo e amado, que abriu mão de sua terra para partilhar a vida comigo. 
X de XEROX! Para xerocar os momentos felizes da vida e guarda-los com carinho na memória.
Y de YES! Digo sim para a vida, para o amor, para as amizades, para os desafios.
Z de ZÊ-LO! Por cada paciente que me procura.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 15 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 15 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

há 2 dias

22/04/2024

há 3 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas