Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Alfabeto Dr. Nelson Lindner Dutra

Publicado em 07/05/2021 10h18 - Atualizado há 3 anos - de leitura

O brilhante Cirurgião Plástico Nelson Lindner Dutra tem três filhos Ana Paula, Marília e Daniel e a neta Aurora (filha de Ana Paula).
Dr. Dutra é Médico formado em 1976 na UFRGS, com Residência em Cirurgia Geral no Hospital de Clinicas de Porto Alegre e Especialização em Cirurgia Plástica. Trabalha nos Hospitais de Santa Rosa e região e no consultório Clinica Otoclin.

Estética e beleza é um dos ramos da medicina que mais tem surpreendido nos últimos anos pela evolução e novidades no mercado. A beleza é aquilo que agrada ao espírito, melhora a autoestima e a disposição para a vida, mas é importante ter qualidade de vida com nossa saúde física e mental em dia.  A  VOICE Jornal Noroeste conversou com Dr. Nelson Dutra, sobre vários aspectos da cirurgia plástica e outros assuntos, confira:

“Os desafios de um cirurgião plástico são os de todos os profissionais, médicos ou não, que procuram estar sempre atualizados com muito estudo e frequência a Congressos e Jornadas, tanto no Brasil como no Exterior. Me sinto realizado total e plenamente na profissão que escolhi.
Cada cirurgia que realizo é como se fosse um filho meu, tenho amor por todos e não saberia escolher um deles.
O número de cirurgias plásticas tem aumentado pois acredito que é devido à evolução das experiências coletivas dos cirurgiões plásticos do mundo todo, trocando informações, e aos procedimentos anestésicos, cada vez mais seguros. Paralelamente a isto, as cirurgias plásticas não têm mais preços exorbitantes, como no passado.

As cirurgias mais procuradas são as lipoaspirações e os implantes de silicone nas mamas. Logo a seguir, as reduções mamárias e as abdominoplastias.

Entre as cirurgias que podem ser realizadas com anestesia local, sem necessidade de internação - as cirurgias de pálpebras, correções de orelhas em abano e os preenchimentos dos sulcos da face, com a gordura do próprio paciente são as mais requisitadas.
A relação autoestima X cirurgia plástica, acredito que uma boa e sólida autoestima deva ser buscada individualmente, por uma sabedoria interior e pela constatação de que o ser humano é, por si só, um milagre de Deus, devendo encontrar um equilíbrio interno que o mantenha pleno em sua capacidade de crescer emocionalmente, fortalecido em seu ego e convivendo em igualdade com os todos os outros. A cirurgia plástica pode ser um fator de reforço, para que estas potencialidades se estabeleçam plenamente.

O primeiro passo quando você decide fazer uma plástica é procurar um profissional habilitado e de boa formação, para tirar suas dúvidas e ser auxiliado nas decisões que tomar.

Nenhum exagero é recomendado, mas não há um limite para que uma pessoa busque várias cirurgias plásticas, se assim o desejar, ao longo do tempo.

Em um único ato operatório, há um limite técnico, decidido mundialmente, que é de cinco horas, para que a cirurgia ocorra em segurança.
Praticamente todas as cirurgias plásticas podem ser realizadas neste período de tempo.
Caso o paciente queira realizar mais de um procedimento, no mesmo dia, será avaliado se o limite de cinco horas será suficiente ou se haverá indicação de fazer em duas etapas, em dias diferentes, com um espaço de algumas semanas ou meses, entre eles.

Com a pandemia do Covid não houve mudança significativa em nenhum procedimento. Houve, sim, o incremento de algumas medidas de segurança em benefício dos pacientes e da equipe médica. Nada mais que isto, pois a preocupação com infecções sempre foi um dos nossos desafios”.

Conheça um pouco mais do Dr. Nelson através do seu dicionário:

A de Amizades e Amor. Amigos tornam a vida mais prazerosa e, os Amores, mais intensa. No entanto, ambos precisam ser encontrados e cultivados para que os mereçamos.

B de Beleza. A Beleza da Natureza, da Vida, das pessoas, dos sentimentos, etc. O Mundo é cheio de Belezas a serem apreciadas.
C de Cuidados. O cirurgião plástico tem este dever profissional para com seus pacientes, devendo dedicar-se integralmente à recuperação de seus operados.

D de Disponível. O médico, em geral, respeitadas suas necessidades básicas, precisa estar disponível para seus pacientes. O cirurgião plástico sabe que após uma cirurgia, de qualquer natureza, o paciente pode necessitar de um auxílio ou atendimento e, faz parte da nossa atividade, mantermo-nos sempre à disposição.

E de Emoção e Educação. Acredito que a vida sem emoção seja possível mas não é desejável. Endurecer o coração, depois do sofrimento, pode ser necessário por um tempo, mas torna a vida inóspita e sem fundamento se isto se prolongar demais. E falar de Educação, é falar da coisa mais importante na vida do ser humano que pretende viver em sociedade.

F de Fogo. Fogo e calor estão sempre associados. O calor que devemos manter em nossos relacionamentos pode ser associado ao calor do fogão que nos aquece a comida, e da lareira que aquece a nossa casa. Em qualquer um dos casos, é preciso cuidados para sempre estarem acesos quando necessitamos deles.

G de Generosidade. Sentimento necessário para termos uma vida plena e deixarmos uma marca positiva naqueles de quem gostamos. E, vá lá, dos que não gostamos, também.

H de Hoje. É o dia mais importante de nossas vidas, pois é o único sobre o qual temos a possibilidade de agir. Sem esquecer todas as boas lembranças deixadas no passado e todas as precauções e medidas para enfrentar o futuro.

I de Independência, situação em que podemos ser donos de nosso próprio destino, agindo conforme nossos valores e convicções. Talvez nem todos possam se dar a este luxo, mas entendo que deveriam colocar todos os seus esforços para consegui-lo.

J de Juventude. Época mágica e conflituosa de nossas vidas, que passa como um raio – e, às vezes como um furacão – deixando marcas e lembranças por toda a vida. É lá naquela idade que descobrimos a vida, o amor e na qual, geralmente, estabelecemos as amizades mais prazerosas e duradouras.
 
K de KKKK, expressão que aprendemos a usar para mostrar aos amigos que estamos nos divertindo nas redes sociais. Quando as tensões se estabelecem e os ânimos se exaltam, por algum posicionamento mais polêmico, tudo o que precisamos é que alguém traga algo agradável ou engraçado, que nos dispare um alegre kkkkk.

L de Liberdade. O mundo anda sombrio e as liberdades andam ameaçadas. Vemos coisas inacreditáveis e tiranos querendo se impor sobre as liberdades individuais. Liberdade é um bem preciosíssimo, talvez o maior bem que nos cabe preservar, tanto individualmente como pela Humanidade.

M de Música e de Mulher. A música é uma das formas de Arte mais apreciadas pela Humanidade, verdadeiro presente criado pelo intelecto humano em favor da Beleza. A Mulher, mantendo este encantamento pelo Belo, confere ao nosso mundo sua força, determinação, graça e, principalmente, a capacidade miraculosa de ser mãe, que é parecido com ser pai, mas, convenhamos, é muuuito mais...kkkkk

N de Nostalgia. Dizem que a palavra vem do latim: Noscere é conhecimento e Algia é dor. Acho que define bem o que sentimos quando lembramos de algo delicioso do passado e que sabemos que não volta mais, traduzido por uma sensação de dor por algo que conhecemos ou vivenciamos mas sabemos que  ficou, irremediavelmente (que significa: sem remédio que alivie), no passado.

O de Obsessão. As pessoas têm receios com esta palavra. Dizem que pessoas obcecadas são perigosas, aborrecidas ou inconvenientes. Eu tenho outra impressão: acho que são pessoas necessárias e a humanidade sempre necessitou deste tipo de indivíduo para que as artes, as ciências e as profissões progridam. Eu, por exemplo, prefiro que o piloto do jato em que vou viajar, seja obcecado por aviação... 

P de Progresso. Que maravilha é este mundo em que vivemos, com o progresso que alcançamos em menos de 200 anos. O mundo está fácil para se viver: recebemos comida em casa, atravessamos o mundo em um dia, transformamos a Humanidade através de uma rede de comunicações global, onde estamos conectados a qualquer ser humano que disponha de um dispositivo ligado à Internet. Examinamos o corpo humano inteiro com exames pouco invasivos, curamos o câncer, imunizamos pessoas, saneamos cidades, exploramos o Espaço, nos transportamos por toda a Terra com, cada vez mais, diferentes combustíveis. Em alguns aspectos, ainda somos seres bem primitivos, mas uma Educação de qualidade pode nos redimir.

Q de Qualificação. A palavra vem de Qualidade, que é fazer algo, que já existe, ficar ainda melhor. Assim é com a profissão - ou atividade - de cada um de nós, a qual se beneficia quando buscamos mais conhecimentos e mais habilidades.

R de Resultados. Na minha profissão, o resultado positivo dos nossos atos cirúrgicos é fundamental para manter a qualidade da nossa atividade. A busca pelo refinamento, pela harmonia e pela boa recuperação dos pacientes é fundamental e deve estar sempre presente.

S de Sucesso. O Sucesso não precisa ser nem grandioso nem “espetaculoso”. Considero Sucesso uma cirurgia onde o paciente ficou satisfeito com o resultado, uma cicatrização foi bem conduzida e “quase desapareceu”, as formas perdidas com a idade voltaram a aparecer, um câncer de pele foi totalmente retirado, e assim por diante. O Sucesso baseado num comportamento vistoso perante a sociedade tem um lado bom, mas é preciso que seja baseado em fatos reais e reconhecimento coletivo, para que tenha algum valor.

T de Tempo. Este implacável Senhor não perdoa ninguém. Alguns, sabendo que ele é implacável, extraem dele a Sabedoria, vivendo e aprendendo. Outros, achando que já sabem tudo, serão engolidos por ele, como todos nós seremos um dia. Ou seja, todos nascemos e um dia morreremos. Tratemos, então, de aproveitar este intervalo para desfrutar a oportunidade maravilhosa que recebemos, aceitando as maravilhas - e também as limitações - de cada ano que nos é dado.

U de Utopia. Tenhamos sempre acesa a Esperança num mundo que podemos construir a partir de nossas ideias de felicidade, respeito, justiça e liberdade.

V de Vida. Esta dádiva que nos foi concedida, pelo Deus no qual acreditamos, é tão preciosa que devemos agradecer vivendo-a em toda a plenitude, desenvolvendo e usando nossos talentos para sermos felizes pessoalmente, bem como deixando um legado aos que nos cercam - e aos nossos descendentes.

W de Worldometer, o mais confiável e abrangente site para se saber quando, quanto, onde  e qual a situação desta pandemia mundial  que virou o mundo – e nossas vidas – de cabeça para baixo e pernas para o ar. 

X de Xantinas. Pouca gente sabe o que é mas conhecem bem seus derivados como a cafeína (do nosso tão amado café), a teofilina (dos chás) e a teobromina (do cacau, que resulta no delicioso chocolate). Provavelmente cada um de nós aprecia uma, duas ou todas estas delícias que estimulam nosso sistema nervoso central desde a hora em que acordamos.

Y de Youtube, a maravilhosa plataforma de vídeos que me fez abandonar a televisão convencional. Proporcionou liberdade total na escolha de qual canal assistir e ainda oferece a possibilidade de termos um canal pessoal, onde nossos vídeos podem ser compartilhados com a família - e os amigos.

Z de Zona de Conforto. Local muito aprazível e confortável que conquistamos mas que precisa ser confrontado seguidamente, para que tenhamos novos desafios na vida. A Zona de Conforto é perigosa porque a Vida nos pede movimento, atitude e coragem para atingirmos sempre novos patamares, mas a Zona de Conforto nos seduz a permanecermos estagnados. Abandonar regularmente esta Zona é viver com mais plenitude.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 12 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

ontem

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 12 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

ontem

23/04/2024

ontem

22/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas