Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Blog

Alfabeto Ieda Maria Zalamena Grüber

Publicado em 26/02/2021 09h22 - Atualizado há 2 meses - de leitura

Apaixonada por educação, Ieda Zalamena Gruber é casada com João Luiz Grüber, mãe de Luíz Felipe, Joana, e avó de Beatriz e Thomas Bueno Grüber. 

Ieda tem um amor pela educação, e em especial pela educação Salesiana, sua realização pessoal e profissional. Dedica-se diariamente a construir educação de qualidade e buscar conhecimento. 
A VOICE Jornal Noroeste conversou com Ieda que afirma:  “Sou simplesmente feliz e realizada em trabalhar com educação. Desde minha formação no Magistério na Escola Visconde de Cairu, sentia-me conectada com meu Projeto de Vida. Depois na Faculdade de Licenciatura em Ciência e na Biologia foi onde realmente encontrei área mais específica.

Entrei no Colégio Dom Bosco para ser professora de Ciências em 1988, e ao longo desses anos, acredito que foi e esta sendo uma grande entrega, de esforço, dedicação e muita realização. Tenho muita gratidão em fazer parte da história da escola, foram muitos alunos, colegas, famílias e padres salesianos e reconheço o quanto aprendi e aprendo diariamente com eles e com todas as oportunidades que tenho.

Há 60 anos o Dom Bosco, faz parte da educação em Santa Rosa e região, atendendo todos os níveis da educação básica, Educação Infantil (a partir de 2 anos) ao Ensino Médio. O integral que é opcional para as famílias, onde as crianças podem ficar na escola no turno oposto. Escola de Inglês, Way English, para todos os níveis e com a qualidade da Cerificação da Cambridge e educação esportiva. 

Todas as atividades tem o olhar pedagógico/pastoral, que além da educação com excelência, também preocupa-se com a formação integral do aluno, para que realmente ele possa atuar como um cidadão ético, íntegro e com os valores que conduzem ele a sua alta performance.
No ano de 2020, com a pandemia Covid 19, as aulas presenciais foram interrompidas no dia 19 de março, e em poucos dias a escola estava 100% on-line. Ninguém estava preparado para um ano de excepcionalidade. Podemos dizer que “aprendemos” e “ensinamos” ao mesmo tempo. Com diferentes metodologias, colocamos todos em movimento. A colaboração e compreensão de toda Comunidade Educativa foi fundamental nesse momento. 

Também é importante lembrar que nossa escola, já era referência no digital. Há sete anos nossos alunos utilizam o material didático digital, onde ferramentas digitais são utilizadas em sala de aula e em casa. 

Iniciamos o ano 2021, e penso que devemos nos olhar com muito respeito, cuidado e lembrando sempre o papel principal: de apoiar, de gerar curiosidade, conhecimento, e acima de tudo a buscar no aluno a sua melhor versão, do seu melhor desempenho, não somente acadêmico, mas também socioemocional.

Precisamos que a coragem, resiliência, entusiasmo, otimismo juntamente com o realismo, nos acompanhem neste ano. 

A educação fugiu de um modelo tradicional, veio para o modelo híbrido. O aluno vai aprender estando na escola e vai aprender estando em casa. 

Em relação à pandemia, não podemos esquecer que somos e temos uma grande capacidade de adaptação e superação. Tivemos e temos dores e perdas, porém todos souberam se reinventar, ser protagonista, ser autodidata, principalmente evoluir e se transformar com as oportunidades que vieram. 

Outro aprendizado foi a “gestão do tempo”, a qualidade do tempo de cada um no processo da sua aprendizagem.  Aprendemos a valorizar pequenos detalhes que antes passavam despercebidos. A presença, o afeto, o amor, a escuta ativa no momento de ensinar e na vontade de aprender, mesmo em tempos de conectividade, sempre estiveram e estarão presentes na educação e na vida da gente.

Educação é um serviço essencial e de saúde para todos! Através dela potencializamos o desenvolvimento do sujeito e sua socialização, com o ato de educar, que vai além dos conhecimentos, do conteúdo, envolve a formação integral do sujeito em suas diversas fases de desenvolvimento e com diferentes formas e metodologias. Principalmente hoje, que nos deparamos com gerações de crianças e jovens que fazem a escola inovar, reinventar e estar em constante transformação, fazendo a educação acontecer.

Educação é o eixo mais importante para a construção e reconstrução de uma sociedade no mundo. Escola é VIDA, é ciência, é um sistema complexo onde todas as peças de uma grande engrenagem precisam funcionar, vive todas as transformações e faz a leitura do mundo em constante evolução e mudanças de uma Comunidade Escolar.

As famílias são as grandes parceiras/aliadas de uma escola. Entregam a escola o seu maior bem, o seu filho, para que juntos conduzam a formação do sujeito na construção do seu caráter, seus valores morais, éticos, principalmente como um sujeito atuante na sociedade e agente de mudança para o bem de todos. 

Nossos principais desafios daqui em diante, a mediação do aprendizado pelas tecnologias digitais e desenvolvendo cada vez mais as habilidades socioemocionais. Vamos refazer a leitura do “novo mundo” que nasceu, e trazer para nosso dia a dia, enfrentando os conflitos, vibrando com as conquistas e aprendizados.

Somos uma escola acolhedora, com presença significativa e com o processo de ensino e aprendizagem adaptado a realidade.
Que Dom Bosco, que foi um grande empreendedor em tempos tão difíceis, continue nos guiando na melhor forma de garantirmos a qualidade da nossa ação educativa!

Aqueles que me conhecem sabem o amor que trago no coração ao falar de educação, do Colégio Dom Bosco e dos ensinamentos de São João Bosco. Tudo vem do coração, dos anos que estou na escola e das oportunidades de aprender que tive e que tenho. Não somente como diretora, mas como professora, mulher, mãe e filha.

Agradeço a Deus, a minha família, meus filhos Luis Felipe e sua esposa Anise, e Joana que são minha razão de viver, bens maiores que tenho. E agora também aos meus netos, Beatriz e Thomas, que me fez ser mãe com açúcar, um sentimento único e de muito amor envolvido. Meu esposo João Luís, juntos há 36 anos, fiel escudeiro e companheiro de divide comigo o desafio de formar uma família e acreditar que todos os dias podemos evoluir e sermos melhores. Gratidão pelo amor, pela compreensão de tantas ausências e pelo APOIO incondicional que recebo de vocês pela minha entrega e escolhas.

Aos meus pais, Severino e Leonilda (in memorian), por tudo que me ensinaram, pela educação que me deram e que sempre valorizaram em mim, que formou uma base sólida para a consolidação do meu caráter, da minha essência.

Aos meus irmãos que sempre me ensinaram a responsabilidade, o cuidado, a partilhar e estarmos sempre juntos para o que der e vier.

Aos colegas do Colégio Dom Bosco:

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.”
Que esse ano não nos falte FÉ e CORAGEM em nós mesmos, para construirmos pontes e presentear toda comunidade educativa, com o nosso fazer salesiano que vem do coração, que é a nossa essência, pois entregamos a educação que transforma.

Adoro minha família, as turmas de amigas, trabalhar e viajar com minhas irmãs, Nice e Ana Paula. Ainda vamos escrever um livro para contar nossas aventuras por esse mundão”.


Conheça um pouco mais de Ieda, através do seu Dicionário. 
 
A de Amigos/Amizade, são os diamantes da vida, que cultivo com muito amor e cuidado. 
B de Brincar, fundamental em todas as fases da vida, principalmente na infância.
C de Coração, órgão que bate e nos faz sentirmos vivos, sentindo as emoções que se apresentam diariamente.
D de Deus, criador do mundo e na qual fortaleço minha fé todos os dias.
E de Educação, minha paixão e realização pessoal e profissional. Sou grata a todos profissionais que convivi, que convivo e que fazem da educação o seu projeto de vida. 
F de Família, meu amor incondicional, orgulho e fortaleza. Minha maior realização pessoal.
G de Gratidão, agradeço e rezo todos os dias pelo dom da vida e da alegria de viver.
H de Humildade, é onde nos conhecemos e nos faz conhecer os outros.
I de Irmãos e irmãs -  ligação sanguínea eterna.
J de Jovens, adoro estar entre eles e aprender.
K de Karaokê, cantar é uma forma de amar a vida. 
L de Liderança, é exemplo e inspiração.
M de Mãe, exemplo de fortaleza, coragem e amor. 
N de Neto, é benção divina. 
O de Otimismo, sou otimista para sempre ver a oportunidade do aprendizado e o lado bom e do bem no que acontece.
P de Prosperidade – Ser Prospero. É movimento que nos leva ao conhecimento e a sabedoria. 
Q de Querência Amada – nosso lindo Rio Grande do Sul
R de Relações, o que importa nessa vida são as relações que construímos. 
S de Saúde – o maior bem que temos. 
T de Tempo, gestar e valorizar. Ele é valioso.
U de Universo, gera energia e força.
V de Viajar, uma das minhas paixões, conhecer lugares e novas culturas me faz bem.
W de Web, mundo digital que nos conecta.
X de Xícara, pois nela podemos tomar um saboroso café e chá que adoro.
Y de Yourself, seja sempre você mesmo!
Z de Zelar – a vida e o que se têm.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Privatização da Corsan

Ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, falou na manhã desta segunda-feira (19) sobre a privatização da Corsan.

há 15 horas


Mantei avalia os 100 primeiros dias de governo

há 16 horas


Programa Podcast Noroeste

há 16 horas