Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Blog

Alfabeto Maria de Lourdes Zerbin

Publicado em 01/04/2021 13h52 - Atualizado há 3 semanas - de leitura

Experiência, competência e muitos estudos levaram Maria de Lourdes Zerbin trabalhar e amar Educação. Casada com Arlindo Zerbin é mãe de Marcos Roberto e Gustavo Henrique Zerbin.

Com formação em Pedagogia e pós-graduada em Gestão e Supervisão Escolar, Maria de Lourdes é Diretora Colégio Concórdia e está cheia de esperança que logo logo os alunos retornem para a escola. É preciso que o mais breve possível as escolas transbordem de alegria e expectativas de novos tempos e com uma rotina normal, educação de qualidade, estímulos, convivência social e mais projetos para um mundo melhor.
A VOICE Jornal Noroeste conversou com Maria de Lourdes que nos falou sobre escola, educação e muito mais, confira:

“Inicialmente, sinto-me gratificada sabendo da importância que a escola tem na vida das pessoas, de saber que por meio do meu trabalho posso contribuir para a transformação do mundo por meio da educação.

Tenho consciência do compromisso por mim assumido, de lidar da melhor maneira possível para atender as mais variadas demandas exigidas pela sociedade que vive em constante transformação. É fundamental se reinventar dia a dia, e fazer da escola um espaço relevante de aprendizagem para que cumpra seu papel de formar estudantes a fim de interagir com criatividade, ética e responsabilidade na sociedade em que estão inseridos.

O Colégio Concórdia, além da educação em turnos regulares da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferece também o Turno Inverso para atender alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

Devido à pandemia, o distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais, o processo de ensino e aprendizagem precisou se adaptar a esta nova realidade, passando por uma reestruturação, uma reinvenção que envolveu todos os atores do processo pedagógico, tanto professores quanto alunos e equipe pedagógica. 

As formas habituais de dar aulas deram lugar a um modelo novo que são as aulas on-line e hibridas.
Foi, e ainda é, preciso modificar o planejamento pedagógico e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento e o envolvimento dos estudantes à distância. As aulas presenciais sempre permitiram uma enorme interação entre os alunos e professores, fortalecendo vínculos e criando relações interpessoais, o que não ocorre durante este período de aulas on-line, e esta, inegavelmente, está sendo a maior perda, essa falta de contato, do olho no olho e das interações entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos com seus colegas.

Ademais, e não menos importante, existem os desafios da docência, vez que essa mudança fez surgir a necessidade de adequar aulas, materiais e atividades para a educação à distância, que exige um esforço ainda maior para tentar instigar o interesse, o envolvimento e a participação dos alunos nas aulas. Para tanto, a escola tem disponibilizado inúmeras tecnologias para que seja possível atender de forma mais efetiva todos os alunos.

Educação é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer sociedade, não se pode esperar que evolução e progresso sem uma educação sólida o bastante para permitir esta transformação. 

A educação é um direito fundamental de todos, e não se limita à instrução ou à transmissão de conhecimento, compreendendo também desenvolvimento humano do aluno, reforçando suas capacidades, sua autonomia e seu senso crítico, e aperfeiçoando habilidades e competências, na busca por formar cidadãos conscientes dos direitos e deveres, e com os conhecimentos técnicos necessários para que este alcance o sucesso tanto pessoal quanto profissional.

Como já dizia Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda às pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
A maior alegria como educadora é saber que deixei minha marca na vida de muitos jovens, saber que pude contribuir para uma educação mais humana e acolhedora, enxergando o aluno para além de teorias, fórmulas e material didático, percebendo neles os seres humanos incríveis que são, com suas singularidades e com potencial incrível para serem extraordinários.

Uma mensagem para a comunidade:

Desejo que todos acreditem no ser humano, no mundo, que exercite diariamente a empatia e a resiliência para que possamos crescer e lutar juntos por uma sociedade mais justa e humana apesar de toda sua complexidade. O pensamento e as ações voltadas para o bem coletivo produzem efeitos que podem transformar o mundo.

Por fim, que saibamos enfrentar, com sabedoria e discernimento, os desafios impostos diariamente.
Acredito que, diante de toda evolução e de todas as vivências que me fizeram ser o que sou hoje, seria impossível uma bula prever com exatidão a Maria de Lourdes Zerbin. Todos nós somos instantes, fruto da nossa história e de tudo que com ela aprendemos. A única certeza é que vim ao mundo para ser protagonista da minha existência”.

Confira um pouco mais de Maria de Lourdes, que adora estar com a família e curtir tudo o que faz bem, através do seu dicionário:

A de Amor, sentimento que move o mundo para o bem.

B de Benção, Benção divina para humanidade.

C de Concórdia, uma escola para: Crescer, ser e sentir.

D de desafio, a fonte inspiradora de qualquer ação.

E de educação, a razão de nossa existência quanto escola.

F de família, nosso bem maior.

G de generosidade uma ação que pode mudar o mundo para melhor.
H de humildade, para cativar outras pessoas.

I de inspiração, nos valores que acredito.

J de jamais, desistir dos projetos.

L de livro, fonte de conhecimento e aprendizado.

M de movimento, nos leva a viver novas experiências.

N de novidade, acrescenta sempre um gosto bom à nossa vida.

O de oportunidade, não podemos perder nenhuma.

P de pertencimento, sentimento que nos move a colaborar.

Q de qualidade, quanto mais melhor.

R de recomeço, todos os dias acontece um recomeço.

S de superação, sem a qual nada somos.

T de tempo, um valor inestimável do qual não podemos desperdiçar.
U de unidade, pensamento que gera colaboração e crescimento.

V de Viver a vida, um presente de Deus.

X de xícara, uma boa xícara de café para renovar o ânimo.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Privatização da Corsan

Ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, falou na manhã desta segunda-feira (19) sobre a privatização da Corsan.

há 16 horas


Mantei avalia os 100 primeiros dias de governo

há 17 horas


Programa Podcast Noroeste

há 18 horas