Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Blog

Alfabeto Sandra David

Publicado em 26/03/2021 09h56 - Atualizado há 4 semanas - de leitura

Cheia de propósitos, conhecimento e dedicada aos estudos do ser humano, Sandra David é mãe da Laura e Luísa David Bucholz e  esposa de Elemar Antonio Lenz.

Professora, Mestre em Educação, Consteladora Familiar, Psicopedagoga com especialização em Atendimento Educacional Especializado. Ela vem de uma trajetória de 30 anos de atividades docentes em todas as áreas, desde a educação infantil ao ensino acadêmico, sendo que atuou 22 anos como Coordenadora Pedagógica na EMEF Paul Harris, escola do coração como chama. Proprietária do Instituto Sandra David, que oferece Assessoria e Consultoria para Instituições Públicas e Privadas na área das Constelações Familiares, Pedagogia Sistêmica e Desenvolvimento Pessoal. Confira o bate papo de Sandra com a VOICE – Jornal Noroeste: “Nós, seres humanos, somos constituídos por muitas e lindas histórias.

Quando somos concebidos, essas informações de nosso sistema familiar chegam a nós de forma inconsciente. Sempre temos no nosso coração esse conhecimento. Também de forma inconsciente podemos, eventualmente, nos vincular com essas histórias. Enquanto isso não é visto, as situações de família tendem a repetir-se. 

Bert Hellinger foi o criador da Constelações Familiares, que se definem como a Ciência dos Relacionamentos. O que almejamos como seres humanos é ter um ótimo relacionamento entre o nosso Sistema Familiar, afetivo, de trabalho e muitos outros sistemas aos quais pertencemos. Assim, o pensamento sistêmico nos traz as de Leis do Amor que atuam nos nossos relacionamentos.

Atuo como, professora universitária na área Educacional e das Constelações Familiares. Na Pedagogia Sistêmica, com Projetos de Assessoria e Consultoria em Instituições Públicas e Privadas. Ministro cursos, Workshops e acompanhamento de grupos de professores. Nas Constelações Familiares, realizo atendimentos individuais e em grupo, Mentoria Sistêmica Infantil e Adulto.  Vivências Sistêmicas para grupos e empresas.
No momento, estudo no curso - Doutorado em Pedagogia Sistêmica na Universidade Multicultural CUDEC, no México. É a primeira Instituição que desenvolve a Pedagogia Sistêmica Hellinger desde a educação infantil ao Doutorado. Somos quatro brasileiras pesquisando este tema tão atual que traz um novo olhar para a vida.

Uma das alegrias que vibram em meu coração como profissional da área humana, é olhar para cada pessoa, percebendo em cada uma os seus sistemas familiares. Uma força grandiosa, uma conexão que temos com todos os que vieram antes de nós, que nos impulsiona a seguir adiante.
Trabalhar com pessoas, para mim, é como olhar o mar, com respeito, humildade, amorosidade, percebendo a grandiosidade, a profundidade, o potencial que cada um tem de se transformar a cada instante. 

Estamos vivendo uma nova realidade que, através de todo o sofrimento e dor, vem nos trazendo à oportunidade de olhar para aquilo que é essencial. Mesmo nos causando estranheza num primeiro momento, fomos obrigados a conviver em nossas casas e famílias, e isso, para muitas pessoas, isso foi novo.  

Termos o olhar compassivo pelas pessoas com as quais convivemos, a amorosidade, a empatia, o fato de se colocar no lugar do outro é a base. A partir do momento que nos conectarmos com a energia da aceitação para o nosso momento presente, temos a possibilidade de olhar para a nossa vida e nossas dores, buscando novos caminhos para essa transformação. Tudo que negamos ou rejeitamos apodera-se de nós, até que possamos olhar com amor e deixar seguir.

Atuando em escolas, acompanho o esforço constante dos profissionais da Educação em trazer para o ambiente escolar a melhor forma de alcançar o objetivo principal que é a aprendizagem. A Pandemia impactou de forma radical nas formas de ensinar, e estamos vivendo um período de grandes mudanças educacionais.

A Pedagogia Sistêmica Hellinger é uma nova forma de olhar para o processo de ensino aprendizagem, vem para somar, agregar a tudo que já está sendo feito. É mais que um conjunto de técnicas, é uma nova forma de olhar para o ato educativo que conduz o professor a uma ter uma postura e formas de atuação. Sempre respeitando o sistema familiar de cada um que faz parte do sistema escolar trazendo alegria e prazer ao ambiente escolar e, como resultado os objetivos alcançados.

Durante o nosso percurso, podemos nos deparar com dificuldades no relacionamento familiar, relacionamento com os filhos, relacionamento afetivo, situações de conflitos, problemas emocionais e muitas outras situações. 

Estas questões podem ser vistas através das Constelações Familiares que compreendem uma dinâmica fenomenológica que traz para nossa consciência nossos movimentos e lealdades inconscientes com o nosso sistema familiar.  Ela atua de forma direta, abrindo espaço para uma nova postura e compreensão para encontrar a solução da situação apresentada.

Em 2018, a Constelação entrou para o rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS. Hoje está no Direito Sistêmico e nos Tribunais de Justiça, na área empresarial e de negócios e pode ser utilizada em todas as áreas.

A Pandemia Mundial trouxe, através da dor, uma oportunidade de ressignificação. Todos estamos vivenciando situações de tristeza, dor, inquietação e perdas. Não está sendo fácil para ninguém. Cada pessoa, de sua forma, está atravessando esse momento diferente e novo para todos. Temos muitas situações para serem vistas ainda, como por exemplo, os adolescentes que estão em seus quartos, muitas famílias com perdas sem despedida, muitos casos de dificuldades financeiras, entre outros. Mas a vida vai seguir. Muitas situações aconteceram também no passado e nós estamos aqui para dar sequência a tudo.

Podemos contribuir para que mais e mais pessoas se sintam engajadas em perceber que o essencial é simples e que podemos sim seguir em prol de nossos objetivos. Que as adversidades fazem parte da nossa construção humana e que as alegrias e conquistas podem estar presentes no nosso cotidiano sem nos trazer culpa e sim leveza. 

O que me inspira é acordar todas as manhãs e agradecer por estar viva! 

Uma mensagem para a nossa comunidade:    
Que neste momento em que vivemos possamos formar uma egrégora de amor e solidariedade. Somente juntos em prol do bem maior vamos superar este momento tão delicado.

 “O amor é terapia, no mundo não há nenhum outro tratamento senão o amor. É sempre o amor que cura, porque o amor faz você inteiro”. Bert Hellinger

Conheça um pouco mais de Sandra, que é filha de Waldir José e Melina David e neta de Dinarte e Adelina David, e Silvestre e Alzira Rockenbach, através do seu dicionário.


A de AMOR, que atua em nós como uma força propulsora para as nossas ações, somos conectados por este vínculo invisível.
B de BUSCAR, a cada dia sermos melhores.
C de CONSTELAÇÃO, Familiar 
D de DEUS, nele minha fé.               
E de ESCOLA, como espaço de interação entre os sistemas: educacional, familiar e social.
F de FELICIDADE, nas pequenas coisas.
G de GRATIDÃO, a tudo e a todos.
H de HUMILDADE, caracterizada pela simplicidade.
I de INSPIRAÇÃO, para os próximos passos.
J de JUNTOS, sempre seremos mais fortes.
K de KOMBUCHA, bebida que utilizo no meu dia a dia. 
L de LEALDADE, e o vínculo profundo que temos com nosso sistema familiar.
M de MELINA, David, minha mãe.
N de NINGUÉM, fará por você, vá e faça!
O de OTIMISMO, para os dias que virão.
P de PERSISTÊNCIA, é saber que todo caminho se faz ao caminhar.
Q de QUALIDADE de vida é cuidar da saúde do corpo e da mente.
R de RESILIÊNCIA, é a capacidade de nos adaptarmos as mudanças.
S de SERVIR, e exercer o nosso papel em benefício de algo maior.
T de TRANSFORMAR, a nossa realidade através de nossas ações. 
U de UNIÃO, pois juntos podemos sempre mais.
V de VIDA, que chegou a nós pelos nossos pais.
W de WALDIR, José David, meu pai.
X de O X, da questão é estar aberto para o novo, sempre valorizando o que foi feito antes.
Y de YES, diga sim para a vida!  
Z de ZELAR, pelo nossa saúde e das outra pessoas.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Privatização da Corsan

Ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, falou na manhã desta segunda-feira (19) sobre a privatização da Corsan.

há 16 horas


Mantei avalia os 100 primeiros dias de governo

há 17 horas


Programa Podcast Noroeste

há 17 horas