Blog Voice, por Eunice Arsand
Blog Voice, por Eunice Arsand
Voice, por Eunice Arsand



Blog

Resiliência em tempos de COVID-19

Publicado em 25/03/2020 11h30 - Atualizado há 4 dias - de leitura

A nossa querida amiga Lisiane Gallas Zorzan que é Psicóloga Clínica, escreveu um texto para que possamos entender melhor o momento em que todos estamos passando.

Obrigada Lisi e vamos a leitura. 

Encontrar com o novo e com o desconhecido sempre foi um desafio. Sempre resistimos e nos assustamos frente às mudanças. Porém, em algumas situações, como nas mudanças da infância para a adolescência, sempre havia de antemão um ensaio, ou melhor, exemplos e referências para que estávamos nos direcionando.

Mas e agora, com o COVID-19? As referências são: descontrole, desencontro de informações, ou um excesso de informações cruzadas sobre se seguimos (na rotina habitual) ou se devemos parar. O que tem tornado esse nosso parar tão angustiante, ou melhor tão frustrante? Sim, parar significa não produzir, no entanto depois das tempestades, crises, vulcões e depois da arca de Noé foram sim, encontrados soluções.

A angústia e o desespero não vão colaborar em nada! Em tempos de que vamos agir no aqui e agora, cada qual deve pensar nas palavras mais em voga, mais na moda nos últimos tempos: RESILIÊNCIA; RECICLAGEM.

Mas isso parece que só é válido quando a mudança é na ação. Devemos observar ou aprender a ser resilistes em nosso lar, em nossas relações mais íntimas com marido/esposa, filhos e com nossa tarefa de cuidar de nós. Não é só durante uma viagem pelo Brasil ou pelo mundo que vamos aprender. Vamos nos permitir aprender com o parar, e sim, acharemos soluções para nos ressignificar, nos reinventar da crise financeira e pessoal, que todo O MUNDO vai passar.  Não vamos entrar em desespero com o excesso de informações, a palavra ideal e de ordem agora é bom senso, de seguir naquilo que ainda é incógnito, mas que manda parar! Parar para viver, parar para cuidar de quem amamos e parar para cuidar de nós!

Um beijo no coração de todos e CORAGEM tudo vai dar certo!

 

Lisiane Gallas Zorzan

Psicóloga clínica – Contato 9 8114 5654

CRP 07/12647
Especialização em psicoterapia analítica, especialização em psicoterapia de família e casal, formação em psicoterapia cognitivo comportamental.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Coronavírus: brasileira, natural de Doutor Maurício Cardoso, relata a situação na Itália

Entrevista no programa Noroeste Repórter da Rádio Noroeste, com Zelindo Cancian

há uma semana


Coronavírus: Prefeito Vicini fala do decreto de emergência em Santa Rosa

há uma semana


Santa-rosense que reside na Europa, fala sobre a quarentena na Espanha

há uma semana