Comportamento

Com 37,4%, isolamento é considerado baixo em Santa Rosa

Rio Grande do Sul despenca para o 10º lugar no país, no quesito distanciamento social. Casos aumentam.

Publicado em 28/07/2020 10h58 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
Chuva e frio colaboram com o distanciamento, mantendo praças e parques vazios. / Foto: Jornal Noroeste

Depois de figurar no topo do ranking entre os Estados com o maior índice de isolamento social do país, o Rio Grande do Sul fechou a última semana numa posição preocupante, justamente no momento de maior avanço dos casos de Covid-19. Mesmo ainda acima da média nacional, o índice de gaúchos que buscaram evitar as aglomerações ficou em 41,4% no período entre os dias 19 e 25 deste mês, mais de três pontos percentuais abaixo do monitoramento anterior (44,5%).

A conclusão se deu a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco. O trabalho apontou que na última semana a melhor média ficou nos municípios que integram a região de Pelotas/RS (44,1%).

A região de Santa Rosa está entre as que registraram o baixo nível de isolamento, com 37,4%, seguida de Ijuí com 37,6% e Caxias do Sul com 37,8%. Segundo a Secretaria de Saúde do RS, o clima mais ameno na semana passada foi um dos fatores que pode explicar o relaxamento em termos de isolamento. Em alguns dias, inclusive, o índice ficou aquém da média do país, medida para o período como um todo em 40,3%.

As demais áreas com melhor desempenho estão em municípios que estão sob bandeira vermelha (risco alto) pelo modelo de Distanciamento Controlado. É o caso de Porto Alegre (42,8%) e Capão da Canoa (41,8%).

Ainda sobre os dados nacionais de isolamento, na grande maioria, os Estados que agora aparecem à frente do RS já vivem um estágio de estabilidade da pandemia ou até mesmo de recuo nos registros de doentes por Covid-19.  Santa Catariana (40,9%) e Paraná (39,2%), onde a doença está em expansão a exemplo do RS, o nível de isolamento é ainda pior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.

FINAIS DE SEMANA

O estudou apurou, também, queda no nível de isolamento tanto nos dias úteis como nos finais de semana. Considerando o último sábado (dia 25) e o domingo anterior (19), o isolamento ficou 48,1%, quando no monitoramento anterior havia alcançado 51,4%. Entre segunda e sexta-feira, o percentual ficou em 38,7%, quando antes estava em 41,4%.

O levantamento vem ao encontro do que as entidades empresariais têm levantado, de que é no convívio social que a contaminação é mais frequente e não nas atividades laborais. Na semana passada, (dias 18 e 19) o "veranico de julho" levou muita gente às praças, parques e até a beira do Rio Uruguai, em grandes aglomerações.

Atitudes foram tomadas pelas autoridades sanitárias e neste último final de semana já foi diferente. Nesta semana, o clima de frio e chuva também ajuda a promover o distanciamento entre as pessoas.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Dom Bosco é adquirida em leilão pelo Vida & Saúde

O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa/RS adquiriu em leilão a estrutura do Hospital Dom Bosco, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 11. O valor do negócio foi de R$ 9.354.000,00. Ele aconteceu às 10h, via internet, quando tiveram dois interessados. O Vida & Saúde arrematou, dará uma entrada de R$ 2,5 milhões em 24 horas e parcelará o restante em 30 vezes.

há 10 horas


89 anos de Santa Rosa

ontem


Santa Rosa comemora hoje, 10 de agosto, 89 anos de emancipação.

há 2 dias