Comportamento

O drama dos negócios esportivos de Santa Rosa

Durante a pandemia do novo coronavírus, o setor já teve diversas paradas, chegando a ficar 40 dias sem funcionar.

Publicado em 07/08/2020 05h00 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Arena Gol tornou-se um ponto de encontro dos apaixonados pela prática do futebol. /Foto: Jornal Noroeste

Canchas de bocha, quadras de esportes e casas de festas foram fechadas nesta segunda-feira (3), atendendo ao novo decreto do Governo Municipal de Santa Rosa/RS. A medida, segundo o prefeito Alcides Vicini, parte de uma decisão, que foi acordada entre os chefes executivos que integram a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON).

Nossa reportagem entrevistou Jair Rodrigues, proprietário da Arena Gol de Santa Rosa, para conhecer melhor as dificuldades, os prejuízos que o segmento de recreação esportiva tem enfrentado, além das medidas de prevenção adotadas, durante este momento de pandemia do coronavírus.

De acordo com Jair as perdas são imensuráveis, já que desde o início do “fechamento” ele calcula ter perdido não só dinheiro, mas clientes. “O prejuízo é diário, pois o investimento é alto. Calculo que nestes três primeiros meses foi algo em torno de R$ 60 mil. Na primeira parada foram três semanas, na segunda 40 dias e agora estamos completando mais uma semana”, informa.

Rodrigues questiona ainda o por quê da proibição: “Se formos analisar uma quadra esportiva, hoje em dia, ela tem em torno de 1.500 m², onde estará um grupo de 14 pessoas de hora em hora, neste local, praticando seu esporte predileto, o que é proibido. Enquanto isso em um bar, restaurante, academia, onde o espaço é cinco vezes menor e a proporção de pessoas é quase o dobro, podem funcionar. É este cálculo ou critério que precisa ser feito”, argumentou.

Quanto às ações de prevenção ao vírus, ele salienta: “Estamos unidos com os colegas desta área de Santa Rosa, Santo Cristo, Giruá e Ijuí, onde montamos um protocolo, o qual estava sendo seguido à risca: chegada ao local 15 minutos antes do jogo utilizando máscaras, após os jogos evacuação do local o mais rápido possível, evitando assim as aglomerações, higienização no e do local, separação das mesas, lista de participantes das atividades e, no bar, foi suspensa a venda de cervejas de garrafas e litro” finaliza.

Foi este tipo de questionamento que minou o chamado Distanciamento Controlado do Governo do Estado, que concordou nesta semana em compartilhar a decisão da coloração das bandeiras com os executivos municipais. Cada microrregião (a nossa é a AMUFRON) poderá definir suas regras de abertura ou fechamento e estabelecer critérios e ações de prevenção ao combate da Covid-19.

Ouça a entrevista completa de Jair Rodrigues.

 

 

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 5 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 24 horas

23/04/2024

ontem

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 5 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 24 horas

23/04/2024

ontem

22/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO