Comportamento

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

O médico e infectologista Martoni Moura e Silva ajuda a explicar essas e outras dúvidas a respeito do assunto.

Publicado em 21/07/2021 16h00 - Atualizado há 2 dias - de leitura
Foto: Divulgação/ ND+

A vontade de quase todo brasileiro nesse momento é receber a dose da vacina contra a covid-19 e correr para um bar para finalmente poder comemorar.

No entanto, será que faz mal beber depois de tomar o imunizante? A eficácia da vacina diminui com a ingestão de álcool?

O médico e infectologista Martoni Moura e Silva  ajuda a explicar essas e outras dúvidas a respeito do assunto.

Aqueles que já tomaram a vacina e beberam logo depois não tem com o que se preocupar até o momento, destaca o infectologista. “Não há nenhum evidencia que mostre que o uso de álcool interfira na eficácia da vacina contra a Covid-19”, afirma.

Porém, a prática não é indicada para quem for tomar o imunizante. “Eu ressalto que o uso abusivo de álcool pode intensificar os efeitos adversos relacionados às vacinas”, completa.

Ou seja, aquelas dores musculares, febre, dores de cabeça, reações características de quem recebeu a dose do imunizante, podem ser acentuados pelo álcool.

“A gente sabe que o álcool agride o organismo, então ele vai potencializar os efeitos, seja lá uma dor de cabeça, ou algo mais forte”, esclarece Moura e Silva.

Para o médico, o que deve prevalecer para quem recebe a vacina é uma certa cautela, para evitar maiores desconfortos. “Acredito que deve-se ter um bom senso quando chegar a vez de tomar a vacina: se coloque em um momento sem grandes substâncias estranhas, o álcool é uma delas.”

Há diferença entre as vacinas?

O panorama não muda de uma vacina para outra. Até o momento, nenhum estudo indica que algum imunizante contra a Covid-19 tenha contra indicações ao consumo de álcool, informa o infectologista. Já a intensificação dos efeitos, varia do que cada uma normalmente já iria apresentar.

 



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Projeto de iluminação LED

Jairo Madril conversa sobre o assunto com Orlando Desconsi e Dado Silva

há 16 horas


Mobilização dos trabalhadores

há 16 horas


Grupo de orações

há 2 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO