Economia

Dificuldades no acesso ao seguro-desemprego preocupa

Preocupação é do Sindicato de Alimentação, que manifestou dificuldade devido a falta de atendimento presencial no Sine.

Publicado em 08/04/2020 08h54 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Falta de atendimento presencial no Sine vem causando alguns transtornos em Santa Rosa. /Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato da Alimentação, Rafael Oliveira afirmou, na manhã desta quarta-feira, 08, em entrevista a Rádio Noroeste, que está preocupado com o encaminhamento do Seguro Desemprego, por não ocorrer o atendimento presencial no Sine-FGTAS.

Segundo Rafael, o Sindicato está com problemas para realizar tais encaminhamentos, o que gera problemas sociais, atrasando os saques do seguro, deixando os trabalhadores sem receber. “É um momento difícil e as pessoas estão perdendo seus trabalhos. Com isso precisamos adiantar estes pedidos de seguro, garantindo imediatamente essa renda para as famílias”, salientou.

O seguro-desemprego

Alguns trabalhadores estão encontrando dificuldades no momento de realizar o cadastro nas plataformas digitais de encaminhamento do Seguro-Desemprego porque, em alguns casos, confirmam informações erradas do próprio histórico de trabalho e de benefícios.

Isso acaba por resultar em divergências com os dados constantes no INSS.

Como o acesso ao site Meu INSS depende da mesma senha, o trabalhador deve fazer contato nos telefones 135 ou 158 para a confirmação desses dados, ou enviar o número do PIS ou CPF para a consulta (no corpo do e-mail) e a foto do documento de identificação no e-mail [email protected].

Casos de pendências no Seguro-Desemprego o trabalhador deverá enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail [email protected]. A liberação do benefício pode ser acompanhada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br.

  1. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  2. Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho;
  3. Requerimento do Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa (devidamente assinados);
  4. Comprovante do depósito ou saque do FGTS;
  5. Documento de identificação com número do CPF;
  6. Página do contrato do trabalho, caso tenha sido registrado na carteira física (não obrigatório).

Seguro-Desemprego Empregado Doméstico

O trabalhador deve entrar em contato com a equipe Alô Trabalho (telefone 158) que é responsável por coletar as informações necessárias que, inicialmente, serão tratadas pela Coordenação-Geral de Benefícios.

Caso os trabalhadores domésticos não conseguirem contato no 158, devem encaminhar e-mail com o número do CPF, número do PIS e endereço completo do requerente para o e-mail [email protected].

Confira os portais onde encontam-se as informações:

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