Dificuldades no acesso ao seguro-desemprego preocupa
Preocupação é do Sindicato de Alimentação, que manifestou dificuldade devido a falta de atendimento presencial no Sine.
Publicado em 08/04/2020 08h54 - Atualizado há 4 anos - de leitura
O presidente do Sindicato da Alimentação, Rafael Oliveira afirmou, na manhã desta quarta-feira, 08, em entrevista a Rádio Noroeste, que está preocupado com o encaminhamento do Seguro Desemprego, por não ocorrer o atendimento presencial no Sine-FGTAS.
Segundo Rafael, o Sindicato está com problemas para realizar tais encaminhamentos, o que gera problemas sociais, atrasando os saques do seguro, deixando os trabalhadores sem receber. “É um momento difícil e as pessoas estão perdendo seus trabalhos. Com isso precisamos adiantar estes pedidos de seguro, garantindo imediatamente essa renda para as famílias”, salientou.
O seguro-desemprego
Alguns trabalhadores estão encontrando dificuldades no momento de realizar o cadastro nas plataformas digitais de encaminhamento do Seguro-Desemprego porque, em alguns casos, confirmam informações erradas do próprio histórico de trabalho e de benefícios.
Isso acaba por resultar em divergências com os dados constantes no INSS.
Como o acesso ao site Meu INSS depende da mesma senha, o trabalhador deve fazer contato nos telefones 135 ou 158 para a confirmação desses dados, ou enviar o número do PIS ou CPF para a consulta (no corpo do e-mail) e a foto do documento de identificação no e-mail [email protected].
Casos de pendências no Seguro-Desemprego o trabalhador deverá enviar a documentação relacionada abaixo para o e-mail [email protected]. A liberação do benefício pode ser acompanhada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br.
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho;
- Requerimento do Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa (devidamente assinados);
- Comprovante do depósito ou saque do FGTS;
- Documento de identificação com número do CPF;
- Página do contrato do trabalho, caso tenha sido registrado na carteira física (não obrigatório).
Seguro-Desemprego Empregado Doméstico
O trabalhador deve entrar em contato com a equipe Alô Trabalho (telefone 158) que é responsável por coletar as informações necessárias que, inicialmente, serão tratadas pela Coordenação-Geral de Benefícios.
Caso os trabalhadores domésticos não conseguirem contato no 158, devem encaminhar e-mail com o número do CPF, número do PIS e endereço completo do requerente para o e-mail [email protected].
Confira os portais onde encontam-se as informações:
- SITE: www.gov.br
- SITE: hhp://servicos.mte.gov.br
- DÚVIDAS E INCONFORMIDADES DE DADOS ENTRAR EM CONTATO NOS FONES: 51-32846025/ 51-32846028 ou no EMAIL: [email protected].