Economia

Plataforma do CAR é apresentada aos estados

Cadastro Ambiental Rural – CAR, foi apresentado às secretarias estaduais do meio ambiente pelo MAPA.

Publicado em 12/07/2020 06h00 - Atualizado há 4 semanas - de leitura
Sistema auxiliará na análise de cadastros do agronegócio do Brasil. / Foto: Divulgação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, o Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Colatto, se reuniram nesta sexta-feira (10), por videoconferência, com representantes de secretarias estaduais de Meio Ambiente para apresentação da plataforma da análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O objetivo do encontro foi possibilitar aos estados entenderem a ferramenta, a lógica de programação do sistema e se juntarem ao Governo Federal na implantação do Código Florestal Brasileiro.

A ministra Tereza Cristina, destacou a necessidade de efetivar a implementação dos dispositivos previstos no referido Código.

O sistema de análise dinamizada é um programa informatizado, desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) e pelo SFB, que vai permitir a análise dos cadastros, em larga escala, a revisão das informações que foram declaradas e a verificação da situação das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito.

Valdir Colatto ressaltou que o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) possui 6,5 milhões de inscrições, no entanto, 10% dos proprietários rurais ainda não cadastraram suas propriedades. Ele pediu a colaboração de todos para o avanço na construção da ferramenta.

O Serviço Florestal Brasileiro faz a gestão do Sicar e coordena, no âmbito federal, o Cadastro Ambiental Rural, além de apoiar a sua implementação nas unidades federativas. O Cadastro Ambiental Rural é o mais relevante instrumento de implantação do Código Florestal Brasileiro.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Dom Bosco é adquirida em leilão pelo Vida & Saúde

O Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa/RS adquiriu em leilão a estrutura do Hospital Dom Bosco, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 11. O valor do negócio foi de R$ 9.354.000,00. Ele aconteceu às 10h, via internet, quando tiveram dois interessados. O Vida & Saúde arrematou, dará uma entrada de R$ 2,5 milhões em 24 horas e parcelará o restante em 30 vezes.

há 14 horas


89 anos de Santa Rosa

ontem


Santa Rosa comemora hoje, 10 de agosto, 89 anos de emancipação.

há 2 dias