Economia

Prévia do PIB avança 1,70%, registrando a 10ª alta seguida

Apesar do crescimento, o indicador ainda registra perdas de 4,02% no acumulado dos últimos 12 meses.

Publicado em 19/04/2021 10h21 - Atualizado há 3 semanas - de leitura
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registra avanço de 1,70% em fevereiro na comparação com janeiro / Foto: Agência Brasil

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um avanço de 1,70% em fevereiro na comparação com janeiro, alcançando os 143,24 pontos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Banco Central.

Esta é a 10ª alta mensal consecutiva, porém, o indicador ainda registra perdas de 4,02% no acumulado dos últimos 12 meses. Na comparação com fevereiro de 2020, o índice apontou avanço de 0,98%.

Os dados são coletados a partir de uma base de indicadores similar à do indicador oficial que mede as riquezas produzidas no Brasil. Nos meses de março de abril do ano passado, em meio às medidas restritivas adotadas para conter o avanço da pandemia de Covid-19, o índice registrou forte queda. Nos meses seguintes, no entanto, foi registrado um avanço.

Ainda de acordo com os dados, a economia brasileira encolheu 4,1%, em 2020, mesmo após registrar uma forte retomada ao longo do segundo semestre. Trata-se do maior tombo da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1996. O resultado foi guiado por quedas significativas da indústria.

O Banco Central (BC) divulgou hoje o resultado da pesquisa Focus apontando que o mercado estima um crescimento de 3,04% do PIB em 2021, chegando a 2,34% em 2022.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

TRF 4 julga ação da Barragem Garabi/Panambi

TRF julga neste momento o recurso contra a decisão que impede os estudos para a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi.

há uma semana


Lançado projeto do Espaço Poliesportivo e Cultural

há 2 semanas


Aulas na rede municipal não retornam nesta segunda

há 2 semanas