Economia

Santa Rosa está com 99% das lavouras de soja colhidas

A produtividade média é de 1.960 quilos por hectare, com perdas em torno de 39,9% sobre o esperado nos municípios da região.

Publicado em 22/05/2020 10h37 - Atualizado há 2 dias - de leitura
Produtividade média variou muito no RS, conforme a região, devido a disparidade de chuvas durante o período de desenvolvimento das lavouras. / Foto: Divulgação

O cultivo da soja no Rio Grande do Sul se encaminha para o encerramento da safra, com 98% das áreas colhidas. De acordo com a Emater as regiões de Santa Rosa, Bagé e Porto Alegre estão com 99% de suas áreas colhidas. Na Fronteira Noroeste ainda há lavouras tardias no campo, fato que se repete em Garruchos e em Santo Antônio das Missões. A produtividade média é de 1.960 quilos por hectare, com perdas em torno de 39,9% sobre o esperado nos municípios da região.

Em Santo Ângelo, Entre-Ijuís e Caibaté, as perdas chegaram a 70%. As lavouras vistoriadas para amparo do Proagro tiveram produtividade média de 960 quilos por hectare. Já em Bagé, a sequência de dias com chuva ou garoa impediu o avanço da colheita. O rendimento médio é de 1.170 quilos por hectare, computando uma perda de 55% na produção.

No milho o predomínio de tempo seco favoreceu as atividades de colheita, já realizada em 90% das áreas cultivadas. O retorno das precipitações em várias regiões do Estado amenizou os impactos da estiagem na cultura.

Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Soledade e Bagé, 90% das lavouras já foram colhidas. Em Santa Rosa, a produtividade média tem se mantido em 7.080 quilos por hectare, com 11% de perda em relação à produtividade inicial, devido a falta de precipitação e intenso calor, principalmente na região das Missões, onde as perdas atingiram a média de 22,6%.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Avançada do Dom Bosco

Programa Ponto e Contraponto, Jairo Madril entrevista Rubens Zamberlan, Vanderli de Barros e a enfermeira Rosa Zorzan, sobre a Unidade Avançada do Hospital Dom Bosco de Santa Rosa.

há 2 dias


Prefeitura de Santa Rosa contratou operação de crédito no valor de R$ 7 milhões.

há 5 dias


Fazer exercícios físicos em tempos de quarentena

há 6 dias