Economia

Últimos dias para envio da Declaração do ITR

Prazo termina no dia 30 de setembro e a expectativa da Secretaria da Receita Federal é a de que sejam entregues cerca de 5,9 milhões de declarações.

Publicado em 16/09/2020 13h45 - Atualizado há uma semana - de leitura
A expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal / Foto: Reprodução

A Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) é obrigatória para todos aqueles que possuem imóvel rural, em todo o Brasil. Independentemente de serem pessoas físicas ou jurídicas. Com exceção dos enquadrados como imunes ou como isentos.

São obrigados a apresentar a declaração àqueles que, no período entre 1º de janeiro e a data da entrega da declaração, perderam a posse de imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante.

O prazo termina no dia 30 de setembro e a expectativa da Secretaria da Receita Federal é a de que sejam entregues cerca de 5,9 milhões de declarações. Um pequeno aumento na comparação com 2019, quando o total de documentos enviados ao órgão governamental foi de 5,8 milhões.

A Declaração do ITR deve ser feita por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal. Conforme a Receita Federal a multa para quem apresentar a declaração após o prazo determinado é de 1% ao mês por mês de atraso, não sendo inferior a R$ 50.

Caso haja qualquer tipo de erro ou omissão nas informações, o contribuinte pode apresentar uma declaração retificadora. Ainda de acordo com a Receita, caso haja imposto a pagar, ele pode ser dividido em até quatro parcelas mensais. Não cabendo parcelamento caso o valor seja menor que R$ 100.

A Receita Federal em Santa Rosa situa-se na Rua Santos Dumont, 654 – fone 3512-1121.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Tratamento que a população recebe da Previdência Social

O fato da semana é o descaso de alguns profissionais da Previdência Social em relação a população - Por Zelindo Cancian.

há 2 dias


O tema desta semana é o Ciúme

há 2 dias


Situação das pontes e estradas de Santa Rosa

há 3 dias