Plantio da soja atinge 3% da área prevista para RS
Houve um ligeiro incremento na semeadura da soja no Rio Grande do Sul, alcançando 3% da área projetada para a Safra 2023/2024, que é de 6.745.112 hectares.
Publicado em 01/11/2023 17h28 - Atualizado há um mês - de leitura

Houve um ligeiro incremento na semeadura da soja no Rio Grande do Sul, alcançando 3% da área projetada para a Safra 2023/2024, que é de 6.745.112 hectares.
As condições ambientais foram mais propícias à operação no Sul e no Leste do Estado. Já no Norte e Oeste, a ocorrência de precipitações manteve os níveis de umidade acima do ideal para a execução da semeadura.
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quarta-feira (01) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o avanço do plantio em todas regiões ocorreu principalmente nas propriedades que planejam áreas de cultivo mais extensas, demandando mais tempo para sua conclusão.
Nas áreas menores, houve prudência, já que as chuvas volumosas previstas podem prejudicar a germinação das sementes, comprometendo o estabelecimento inicial das lavouras.
No milho, a semeadura segue em parte do Estado, alcançando 78% da área projetada. Algumas regiões já concluíram o plantio da safra e complementarão a área estimada de cultivo na safrinha.
A cultura continua a demonstrar desenvolvimento satisfatório. No quadrante Noroeste, os dias ensolarados na semana passada, apesar de curto período, proporcionaram para a cultura crescimento mais acelerado, expansão de folhas, coloração verde intensa e espessamento dos caules das plantas. Atualmente no RS 13% das lavouras de milho estão em floração e 87% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram