Esporte

Japão anuncia adiamento das Olimpíadas para 2021

Maior evento esportivo mundial será realizado em 2021, após pedido de primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Publicado em 24/03/2020 10h29 - Atualizado há uma semana - de leitura
Em virtude da pandemia de coronavírus, Japão anuncia adiamento das Olimpíadas para 2021 / Foto: Reprodução

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu pelo adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para iniciar no dia 24 de julho, no Japão. A medida atende a pedido do primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, que solicitou o adiamento.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (24), em um anúncio a jornalistas, após uma conversa telefônica do primeiro-ministro com o presidente do COI, Thomas Bach. O COI, por sua vez, emitiu um comunicado assinado em conjunto com o governo japonês, no qual é confirmado o adiamento.

“Na circunstância presente, e baseados na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não depois do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional”, diz o comunicado.

Na era moderna, trata-se da primeira vez que os Jogos Olímpicos são adiados. O evento vinha sofrendo pressão de atletas e autoridades do mundo todo em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Além dos riscos na realização do evento, a pandemia impactou a organização do evento e também a preparação dos atletas.

Desta forma, as Olimpíadas deverão ser realizadas em 2021, porém, mantendo o nome oficial do evento, que é Tóquio 2020.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Governo atualiza situação da Covid-19 no país

Brasil tem 240 mortes e 6.836 casos confirmados de coronavírus

ontem


Presidente Jair Bolsonaro e ministros falam no Palácio do Planalto

ontem


Eduardo Leite concede entrevista coletiva

ontem