Fenasoja 2022

Estudo sobre colonização será apresentado em Berlin

Santa-rosense apresentará pesquisa sobre colonização alemã-russa, em evento do parlamento alemão.

Publicado em 26/09/2020 07h00 - Atualizado há 3 semanas - de leitura
A Fenasoja apoiou a pesquisa de Keli Racho Matter. Na foto, com o vice-presidente Rogério Ferreira. / Foto: Divulgação

Um estudo sobre a colonização alemã-russa realizado ao longo dos últimos 14 anos pela santa-rosense Keli Racho Matter será apresentado no dia 30 de setembro durante o “Tag der Russlanddeustsche”, em Berlim, Alemanha. O evento é anual e promovido pelo parlamento alemão.

Keli embarca para a Europa neste domingo (27) e leva junto todo o conhecimento sobre o desenvolvimento promovido pela vinda dos colonizadores para região Missões e Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Ela destaca que o trabalho é resultado de vários anos de pesquisa. “A colonização alemã-russa vinda da Volínea por aqui tem características únicas comparadas com a colonização de outras partes do mundo. É isso que apresentarei em minha palestra”, destacou.

Ressalta que cerca de 60% dos colonizadores da Colônia Guarani são alemães-russos e sua contribuição para o desenvolvimento regional foi fundamental para o alcance do atual patamar social e econômico. “Eles trouxeram sua força de trabalho para cá e o estudo traça toda essa trajetória até os dias atuais. Conversei com pessoas, busquei registros históricos e remontamos uma linha do tempo com todos importantes relatos”, salientou Keli.

A Fenasoja 2022 garantiu apoio ao projeto, que busca também dar visibilidade para a região e atrair o olhar do mundo para cá. “Logo que fomos procurados nos colocamos à disposição para apoiar esse estudo e a ida da Keli para a Alemanha. Temos a certeza que ela representará muito bem parte do que somos e atrairá olhares do mundo”, justificou Rogério dos Santos Ferreira, vice-presidente da Fenasoja 2022.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

89 anos da ACISAP

Entrevista com Odaylson Eder, atual presidente da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP), sobre os 89 anos da associação.

há 20 horas


Juntos pela Economia Local

há 21 horas


José Carlos deixa a Ascom da Fundação Municipal após seis anos

há 4 dias