Fenasoja 2024

Comitiva da Fenasoja viaja ao local de onde vieram os primeiros grãos de soja

Este sábado (17) marca os 90 dias para a realização da Fenasoja 2024. Uma comitiva liderada pelo presidente da feira, Dário Germano, se prepara para viajar neste domingo (18) aos EUA. Na agenda, visita à fazenda da família do pastor Albert Lehenbauer responsável por trazer os primeiros grãos de soja a Santa Rosa, há 100 anos.

Publicado em 17/02/2024 05h50 - Atualizado há 2 meses - de leitura
O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano e seu vice, Marcos Servat, se juntam ao presidente do Conselho Consultivo da feira, Elias Dallalba, para agenda nos EUA /Foto: Divulgação

Este sábado (17) marca os 90 dias para a realização da Fenasoja 2024. A organização segue ritmo intenso, com inúmeras ações sendo realizadas no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson, palco do grande evento de Santa Rosa.

A Fenasoja 2024 celebra os 100 anos do plantio da leguminosa que foi introduzida no Brasil pelo pastor norte-americano Albert Lehenbauer, que chegou dos Estados Unidos com algumas sementes de soja e distribuiu para famílias locais. Uma história registrada em 1924, no hoje Berço Nacional da Soja. Considerada uma das maiores commodities mundiais, a soja destaca o Brasil como maior produtor do grão no planeta. Uma história que será revivida e celebrada, em comemoração ao desenvolvimento econômico e social que a soja proporcionou ao país.

Na próxima semana, uma comitiva integrada pelo presidente Dário Jr da Mota Germano, o vice Marcos Servat e o presidente do Conselho Consultivo Permanente Fenasoja, Elias Dallalba, a convite da AGCO estarão nos Estados Unidos, visitando a fazenda que deu origem ao grão trazido ao Brasil. Os santa-rosenses estarão acompanhados de Everton Santos, diretor da AGCO.

A comitiva embarca neste domingo (18), no aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre e deve chegar na segunda-feira (19) em Wichita-Kansas. No outro dia, (20/02), estarão visitando a planta da AGCO em Hesston. Na agenda também visita ao Center For You Innovation, em Jefferson City, Missouri e encontro para celebrar e reconhecer a ação do pastor norte-americano Albert Lehenbauer, há 100 anos. A comitiva estará com Walter Lehenbauer, neto do Pastor Albert. Ele reside no Norte dos EUA e viajará 1 mil quilômetros para a agenda. Depois, visitarão a fazenda onde foram colhidos os grãos, trazidos pelo pastor ao Brasil. A fazenda fica localizada, em Hannibal.

O grupo será recebido por Mark Lehenbauer e Richard Plantz, que ainda plantam na fazenda que pertenceu ao pai do pastor americano.

Dário Germano ressalta que a viagem tem três pontos importantes. O primeiro dia, destino para a visita da planta da AGCO em Hesston. “É a AGCO que está proporcionando essa viagem, voltando a origem do nosso grão de ouro. Em Hesston a marca tem uma planta semelhante a de Santa Rosa, e isso é um elo com a nossa produção industrial. Depois disso visitaremos um centro de inovação mundial. E na quarta-feira será o grande dia, quando encontraremos o neto do pastor e visitaremos a fazenda de onde veio os primeiros grãos que foram plantados em Santa Rosa. Estamos com uma expectativa muito grande. Iremos dividir esta história com os familiares do pastor e reiterar o importância que a atitude teve para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. É história celebrada e que terá continuidade, pois a expectativa é que os familiares voltem ao Brasil em maio, durante a Fenasoja 2024”, enfatizou Dário.

A comitiva também estará em Chicago. O retorno a Santa Rosa será no sábado (24).

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 3 semanas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 4 semanas

NTV em Brasília: Homenagem aos 100 Anos do Plantio de Soja no Brasil

há um mês

Destaques da Semana - 19/04/2024

há 2 dias

19/04/2024

há 2 dias

18/04/2024

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

Destaques da Semana - 19/04/2024

há 2 dias

19/04/2024

há 2 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO