Geral

Ciclone impactará Sul e Sudeste do Brasil

A MetSul adverte para uma ciclogênese explosiva que impactará o Sul e parte do Sudeste do Brasil entre esta terça e a quarta-feira. O episódio trará chuva intensa para parte da região, tempestades isoladas e muito vento.

Publicado em 30/06/2020 07h27 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
Última imagem de satélite mostra uma grande quantidade de nuvens de chuva pesada sobre o RS. / Foto: Divulgação

A MetSul Meteorologia, instituto gaúcho especializado em gerar conteúdo de informação meteorológica do Conesul, emitiu um alerta para o episódio conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba”. Ele ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h.

É exatamente o que se espera ocorrerá entre o Sul do Brasil e o Atlântico entre esta terça e a quarta-feira (30/6 e 1º/7). Um mapa, utilizando o modelo alemão Icon, disponibilizado pela MetSul na seção de mapas, projeta 1.001 hPa no centro da baixa sobre o sul do Paraguai na madrugada desta terça. Mas 24h depois, na madrugada de quarta, a baixa pressão, já como ciclone formado, estará com 976 hPa sobre o Atlântico, uma queda de 25 hPa em 24h.

Isto poderá provocar chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia. Podem acontecer ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Camera de segurança registra momento em que água invade residência em Santa Rosa/RS

Camera de segurança registra momento em que água invadiu a residência, de Claudio Wendland, no Bairro Sulina, em Santa Rosa/RS nesta terça-feira (7). Segundo Claudio a água derrubou o muro de seu vizinho, depois invadiu a sua residência derrubando o muro e a sua garagem. Por pouco ninguém ficou ferido. ''O Prejuízo foi grande, tenho que reconstruir minha garagem, praticamente perdi minha moto, ela era quase nova, mas vamos pra luta mesmo em tempos difíceis, não dá para baixar a cabeça, Deus tem algo maior para nós dar'' afirmou Claudio

há 4 dias


Benedetti reclama da falta de recursos para o Combate ao Câncer de Próstata

há 5 dias


Desenvolvimento de bebês através da psicologia

há 5 dias