Geral

Comece o dia bem informado

A equipe da Empresa Jornalística Noroeste separou 10 notícias para você começar o dia bem informado.

Publicado em 10/06/2021 08h03 - Atualizado há 3 dias - de leitura
Amanhecer no Centro de Santa Rosa / Foto: Jornal Noroeste

01: A chuva foi intensa durante a madrugada desta quinta-feira (10). Em alguns pontos de Santa Rosa a precipitação pluviométrica passou dos 110 milímetros. A chuva forte provocou alagamento na Rua 16 de Abril, na Vila Oliveira em Santa Rosa. A residência de Cláudia Maristela Alves foi invadida pela enxurrada e causou danos materiais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e acompanha o caso. Choveu consideravelmente também na região. Em Tucunduva foi registrado 115 mm, e Tuparendi 93mm. Já nos municípios de Alecrim e Santo Cristo a média foi entre 38 a 67mm.

02: O tempo volta a ficar instável, com chuva em boa parte do Rio Grande do Sul nesta quinta. Após uma trégua de poucas horas, quando o sol apareceu, as áreas de instabilidade voltam a ingressar pelo Noroeste e Norte.  Em Santa Rosa a previsão é de chuva durante todo o dia.

03: A UTI da Unidade Dom Bosco de Santa Rosa (RS) registrou 95% de ocupação na quarta-feira (09). Dos 40 leitos de Tratamento Intensivo, 38 estão ocupados, sendo 19 pacientes de Santa Rosa e 19 da região. Destes leitos 35 são do Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco particulares. Já nos leitos ambulatoriais são 12 ocupações no Dom Bosco, destes, 10 de Santa Rosa. O número de vítimas subiu para 348, sendo 161 mortes de moradores de Santa Rosa e 187 de outras cidades gaúchas.

04: A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid aprovou, na sessão desta quarta-feira (9), uma série de requerimentos de convocação. Entre os que serão chamados a prestar depoimento à comissão está o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). Segundo senadores que compõe a CPI, o parlamentar é apontado como um dos integrantes do suposto "gabinete paralelo" do governo Bolsonaro. Terra nega a existência do gabinete e agora terá a oportunidade de esclarecer a situação no plenário da CPI.

05: Um levantamento feito pelo Jornal Noroeste, mostra que a média de idade dos pacientes internados é de 51 anos. A mesma média se mantém para óbitos atuais. O médico epidemiologista, Luis Antônio Benvegnú destaca que embora não se tenha uma pesquisa especifica sobre o tema, pode sim ser relacionada a redução da média de idade dos internados, com a vacinação.

06: Dando continuidade ao sistema de vacinação contra o coronavírus, Santa Rosa passa a imunizar a partir desta quinta-feira pessoas acima de 56 anos. A FUMSSARjá aplicou 34.203 doses de vacinas contra a Covid-19. Do total, 24.478 foram de primeira dose, o que representa 1/3 da população do município e 9.728 de segunda dose. Os dados são do último informativo da campanha divulgada nesta quarta-feira. Os registros estão de acordo com os dados fornecidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

07: O vereador Claudio Schmidt (MDB), após ser internado no Vida & Saúde por complicações da Covid-19, foi transferido para o Hospital de Ijuí, pois o quadro se agravou. “A informação que ele me passou é que será feito um procedimento de cateterismo nele e mais alguns exames aprofundados”, confirmou o assessor parlamentar Maikel Felipp. Schmidt passou mal na segunda-feira (7) e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo que não apresentou melhora e foi transferido para o Hospital Vida & Saúde (HVS).

08: Um homem comunicou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que foi agredido por sua esposa. Segundo relato do comunicante, o fato ocorreu na quarta-feira (09) em Santa Rosa, e agressão teria sido motivada por um atraso. “Cheguei atrasado para buscá-la e ela me agrediu com tapas e socos”, relatou o comunicante na DPPA.

09: A Região da Fronteira Noroeste é a que mais receberá recursos para a recuperação de rodovias estaduais. Serão R$46,9 milhões divididos em 14 trechos regionais, dívidas em 370,14km. As obras serão executadas pela Carpenedo.  Obras importantes de restauração estão confirmadas para 2021 e 2022, como a ERS 305 de Tuparendi a Horizontina, a ERS 540 entre Alecrim e Santo Cristo, ERS 342 entre Três de Maio e Horizontina, RSC 472- entre Santo Cristo e Porto Xavier, e a ERS 307 entre Santa Rosa e São Paulo das Missões.  Ainda estão incluídas conclusões de trechos que ainda não possuem acesso asfaltico como os 18,3 km VRS-867 em Senador Salgado Filho, e também a ERS 305 entre Crissiumal a Horizontina.

10: As Unidades Sentinelas estão em funcionamento desde maio de 2020, com equipe específica e apoio das equipes das UBS. Somente este ano, de janeiro até 31 de maio foram realizadas 6.180 consultas médicas, 6.121 testes de Antígeno, 912 testes RT-PCR e 4.306 testes Anticorpos.  No total, foram 17.807 atendimentos, sem incluir as consultas de enfermagem. O município tem 03 Unidades Sentinelas, no bairro Cruzeiro, Centro e na Vila Agrícola. Outro novo serviço, foi a Equipe de Apoio e Monitoramento a Pandemia COVID-19



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Parede de casa desaba após chuva forte em Santa Rosa

A parede de uma casa desabou depois de uma forte chuva na madrugada desta quinta-feira (10), na Rua 16 de Abril, Vila Oliveira, em Santa Rosa (RS).

há 3 dias


Chuva provoca alagamentos em Santa Rosa

há 3 dias


Forte chuva de granizo assolou Tucunduva

há 4 dias