Geral

Emater divulga medidas de emergência no Estado

Instituição também divulgou o levantamento de perdas da estiagem.

Publicado em 12/01/2020 06h00 - Atualizado há 7 dias - de leitura
Foto: CicliVivo

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, informou as medidas de emergência que a Instituição está tomando para amenizar as consequências da estiagem no Rio Grande do Sul, na tarde de quinta-feira, 09.

Queremos orientar e dar agilidade às ações para remediar a situação, como auxílio na elaboração dos laudos necessários para encaminhamento do seguro pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Para isso, a Emater deverá realocar técnicos para municípios que tenham um volume maior de solicitantes", afirmou Sandri. 

Na ocasião também foi divulgada a estimativa preliminar de perdas na agropecuária em função do calor excessivo e falta de chuvas no Estado. O levantamento inicial aponta as maiores perdas no milho, sendo 30% nas regiões de Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul; 32% na região de Ijuí; 26% na de Lajeado; 25% nas regiões de Soledade e Santa Maria e 20% na de Bagé. O milho silagem também apresenta perdas significativas, 65% na região de Caxias do Sul; 40% na de Soledade; 30% na de Porto Alegre e 27% na de Lajeado.

Outra cultura de verão bastante afetada é a do feijão, com perdas de 30% nas regiões de Porto Alegre e Soledade e de 20% na região de Caxias do Sul. Já a soja apresentou menores perdas em relação aos outros grãos da safra de verão, 20% na região de Soledade; 16% na de Lajeado e 10% nas regiões de Porto alegre e Frederico Westphalen.

Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Lojistas de Santa Rosa descontentes com o aumento de vendedores informais na cidade

Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto, lojistas de Santa Rosa destacaram seus descontentamentos com o aumento de vendedores informais na cidade.

há 2 semanas


Os desafios da comunicação

há 4 semanas


Balanço das atividades da FENASOJA

há um mês