Geral

Previsão mantém possibilidade de tornado nas próximas horas no Noroeste gaúcho

Ventos podem chegar a 150 km/h. Há ainda condição para tempestades, raios e granizo, além de fortes chuvas.

Publicado em 18/02/2020 08h44 - Atualizado há um mês - de leitura
Previsão mantém possibilidade de tornado nas próximas horas no Noroeste gaúcho / Foto: Reprodução

A formação de uma área de baixa pressão entre Argentina e Rio Grande do Sul, na madrugada da segunda-feira (17), segue oferecendo risco de ventanias, tempestades, raios e granizo, especialmente nesta terça-feira (18). De acordo com as previsões, a região Noroeste do Rio Grande do Sul faz parte da área de maior preocupação, onde pode ocorrer, inclusive, a formação de um tornado, com ventos de 150 km/h e em formato de funil. Oeste e centro-sul do Estado também estão sob risco.

No último domingo (16), foi registrado um tornado em Córdoba, na Argentina, e por tratar-se do mesmo sistema que avança sobre o Rio Grande do Sul, há risco da formação de tornado também em terras gaúchas.

A previsão do tempo aponta para a possibilidade de tempestade em virtude de uma área de baixa pressão sobre a Argentina que deu origem à formação de uma frente fria. A existência de uma forte massa de ar quente e seco atuando sobre o Rio Grande do Sul faz com que as instabilidades fiquem mais intensas e por isso que há grande risco de temporais e até granizo.

A Defesa Civil também emitiu alerta de chuvas intensas e possibilidade de fortes temporais com ventos, descargas elétricas e granizo [área em vermelho na imagem abaixo].

O sistema frontal já deve se afastar a partir da quarta-feira (19), porém, ainda estão previstas chuvas isoladas. A quinta e a sexta devem ser de tempo firme.

Leia também:

Noroeste do RS em alerta devido à previsão de fortes chuvas e temporais

Previsão mantém possibilidade de tornado nas próximas horas no Noroeste gaúcho/Foto: Reprodução Previsão mantém possibilidade de tornado nas próximas horas no Noroeste gaúcho / Foto: Defesa Civil


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Governo atualiza situação da Covid-19 no país

Brasil tem 240 mortes e 6.836 casos confirmados de coronavírus

ontem


Presidente Jair Bolsonaro e ministros falam no Palácio do Planalto

ontem


Eduardo Leite concede entrevista coletiva

ontem