Política

Anderson Mantei diz porque fechou o pronto atendimento de Cruzeiro

“A urgência e emergência só existia na teoria”, declarou na manhã desta terça-feira (19) na Rádio Noroeste.

Publicado em 19/05/2020 10h58 - Atualizado há 5 dias - de leitura
Anderson Mantei disse que o Governo Municipal deve anunciar nos próximos dias terceiro turno para dois pontos da cidade, um deles no Bairro Cruzeiro. / Foto: Arquivo JN

O pré-candidato a prefeito pelo Progressistas fez inicialmente um relato cronológico desde a abertura da unidade em 1997, quando passou a prestar atendimentos de urgência e emergência das 19h às 01h.

Ele assumiu a presidência da Fundação Municipal de Saúde em 2 de janeiro de 2017, período em que o médico que atuava em Cruzeiro estava em férias, o que provocou a suspensão temporária por falta de substituto. Foi questionado pela comunidade no mês seguinte sobre o fechamento. Funcionava das 19h às 23h dois dias na semana. “Me questionei: então o usuário só pode sofrer um enfarte, por exemplo, das 19h às 23h e só na terça e na quinta?”, observou. Passou a fazer um levantamento sobre os atendimentos nos períodos anteriores.

Em 2016, especificamente, 2.229 pessoas foram atendidas, das quais nove de urgência e emergência, correspondendo a 0,37%.  E mais: os nove casos tiveram que ser encaminhados para a UPA. “O médico concluiu que não tinha condições de socorrer naquele local”, conferiu. “Concluímos que na prática era um terceiro turno de atendimentos normais”, disse.

Hoje ele defende a criação de um terceiro turno para Cruzeiro e outros distritos de saúde. Disse que isso deve ser anunciado nos próximos dias pelo Governo Municipal, “fruto de um planejamento que fizemos”. Ressaltou que as novidades são para breve.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Avançada do Dom Bosco

Programa Ponto e Contraponto, Jairo Madril entrevista Rubens Zamberlan, Vanderli de Barros e a enfermeira Rosa Zorzan, sobre a Unidade Avançada do Hospital Dom Bosco de Santa Rosa.

há 2 dias


Prefeitura de Santa Rosa contratou operação de crédito no valor de R$ 7 milhões.

há 5 dias


Fazer exercícios físicos em tempos de quarentena

há 6 dias