Política

Bolsonaro anuncia novo presidente da Petrobras

Presidente nomeou o General Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco.

Publicado em 19/02/2021 19h33 - Atualizado há 3 anos - de leitura
Presidente Jair Bolsonaro anuncia o general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras /Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta sexta-feira (19) o nome do novo presidente da Petrobras. Trata-se do general Joaquim Silva e Luna, que substituirá Roberto Castello Branco como Conselheiro de Administração e na Presidência. Em nota à imprensa, assinada pelo Ministério de Minas e Energia, o governo confirmou a escolha.

"O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco", diz o documento.

A indicação do economista Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras foi feita pelo presidente eleito Jair Bolsonaro ainda em 2018, durante a transição de governo. Anteriormente, ele foi membro do conselho administrativo da estatal.

Em sua live semanal, na última quinta-feira (18), o chefe do Executivo fez críticas a Castello Branco, dizendo que algo iria acontecer na Petrobras. Nesta noite, ele anunciou a troca do presidente da estatal. Bolsonaro ainda anunciou que vai zerar impostos federais no diesel e gás de cozinha, a partir de 1º de março. De acordo com o presidente, a alíquota do gás ficará zerada para sempre e a medida para o diesel valerá por dois meses.

A decisão pela troca de comando na estatal vem após sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis feitos pela compania. No mais recente, válido a partir de hoje, o diesel subiu 15,2% e a gasolina 10,2%. Com o reajuste, o litro da gasolina nas refinarias passa a ser vendido a R$ 2,48 e o litro do diesel a R$ 2,58.

Em seu quarto aumento seguido, a estatal explicou em comunicado à imprensa que os reajustes fazem parte do alinhamento de preços com o mercado internacional e com a oscilação do dólar. A justificativa também foi utilizada nos demais reajustes recentes.

Pela manhã, Bolsonaro participou do acionamento das comportas do Ramal do Agreste no reservatório de Barro Branco, em Sertânia (PE), onde voltou a afirmar que faria mudanças, mantendo seu posicionamento.

"Anuncio que teremos mudança sim na Petrobras. Jamais vamos interferir nessa grande empresa, na sua política de preço. Mas o povo não pode ser surpreendido com certos reajustes. Faça-os, mas com previsibilidade. É isso que queremos", afirmou o presidente.

A indicação ainda precisa do aval do Conselho de Administração da Petrobras. A estatal informou que o conselho tem reunião ordinária prevista para a próxima terça (23), porém, a pauta não foi divulgada.

O General da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna 

Iniciou sua carreira militar em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se graduou Aspirante a Oficial da arma de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.

Foi o primeiro militar a exercer o cargo de ministro da Defesa, na gestão do ex-presidente Michel Temer. Em 2019 assumiu a presidência da usina binacional de Itaipu.

Possui mestrado em Operações Militares e doutorado em Ciências Militares. É ainda pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília

Durante sua carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM).

Em Brasília, foi diretor de patrimônio (2004-2006), chefe do gabinete do comandante do Exército (2007-2011) e chefe do Estado-Maior do Exército (2011-2014).

Participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e atuou como adido em Israel de 1999 a 2001.

Leia também:

Bolsonaro diz que vai zerar impostos federais no diesel e gás de cozinha

Petrobras anuncia aumento de 15,2% no Diesel e 10,2% na gasolina a partir de sexta

Entenda como são formados os preços da gasolina e diesel

Em nota à imprensa, Bolsonaro anuncia novo presidente da Petrobras - Foto: Reprodução

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 23 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 23 horas

28/03/2024

ontem

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

há 2 dias

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO