Política

Deputados solicitam ao governador a nomeação de médicos legistas

Diante da repercussão de reportagens da Empresa Jornalística Noroeste, da mobilização de autoridades e da população, deputados solicitaram a Eduardo Leite que sejam preenchidas vagas de médicos legistas em Santa Rosa e em outros municípios das mais diversas regiões do Estado.

Publicado em 19/02/2020 05h00 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) /Foto: ALRS

A possibilidade do fechamento do posto do Instituto Médico Legal (IML) de Santa Rosa por falta de médico legista mobilizou a Assembleia Legislativa gaúcha e pode resultar na solução do problema não apenas para o município, mas também para outras localidades.

Diante da repercussão de reportagem da Empresa Jornalística Noroeste, da mobilização de autoridades municipais e regionais e da população, deputados solicitaram ao governador Eduardo Leite que sejam preenchidas vagas de médicos legistas em Santa Rosa e em outros municípios das mais diversas regiões do Estado.

Através de ofício protocolado nesta terça-feira (18), a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Aloísio Classmann (PTB) e Jeferson Fernandes (PT) solicitaram ao governador providências para que sejam providas as vagas de médico legista do Instituto Geral de Perícias (IGP). O documento, assinado também pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Ernani Polo (PP), ressalta que a falta desses profissionais e a deficiência de atendimento poderá acarretar uma série de paralisações das atividades, citando Santa Rosa como exemplo. Em seu apelo, os deputados pedem para que seja considerada a possibilidade de nomear os profissionais concursados que constam no banco de aprovados e aguardam chamamento. Por fim, é destacada a relevância da reivindicação, da qual a maior beneficiária será a população gaúcha.

Na última semana, a versão impressa do Jornal Noroeste e o portal jornalnoroeste.com.br publicaram matéria sobre o possível encerramento das atividades da unidade do IML em Santa Rosa em decorrência da aposentadoria de um médico. A publicação destacou ainda que nos últimos finais de semana as necropsias já estavam sendo realizadas em outros postos. As emissoras do grupo, Rádio Noroeste e Rádio Guaíra, também deram destaque ao iminente fechamento. Na Noroeste foram conduzidas entrevistas com deputados, prefeito, vereador e outras autoridades. A Câmara de Vereadores de Santa Rosa também debateu o assunto em sessão ordinária nesta segunda-feira (17), se posicionando no sentido da cobrança de uma solução. A população, por sua vez, respondeu de maneira indignada com a possibilidade de fechamento, cobrando uma solução do governo.

Resta aguardar pelo posicionamento do governador Eduardo Leite para que o serviço seja disponibilizado à população santa-rosense e de toda a região, que também é afetada. O governador deve se pronunciar sobre o assunto nos próximos dias.

Leia o documento na íntegra:

Leia também:

IML de Santa Rosa pode fechar definitivamente

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 4 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

25/04/2024

há 4 horas

24/04/2024

ontem

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO