Política

Joaquim Silva e Luna toma posse como presidente da Petrobras

General afirmou que chega ao cargo “ouvindo mais e falando menos”.

Publicado em 19/04/2021 14h26 - Atualizado há 3 semanas - de leitura
General Joaquim Silva e Luna toma posse como presidente da Petrobras / Foto: Reprodução/Petrobras

O general Joaquim Silva e Luna tomou posse, na manhã desta segunda-feira (19), como presidente da Petrobras. A cerimônia, que foi transmitida pela internet, contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Rodolfo Saboia, e do presidente do Conselho de Administração da estatal, Eduardo Bacellar.

Na solenidade, além de Silva e Luna, quatro funcionários de carreira foram empossados como diretores executivos da empresa.

Há exatos dois meses, após aumentos consecutivos nos preços dos combustíveis, o general foi escolhido pelo presidente da República Jair Bolsonaro para substituir Roberto Castello Branco como Conselheiro de Administração e na Presidência. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo no dia 19 de fevereiro.

Em seu discurso nesta manhã, o novo presidente da companhia afirmou que chega “ouvindo mais e falando menos”. Silva e Luna iniciou sua fala agradecendo a Bolsonaro pela indicação. “Entendo que quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos. Então vou começar pela conclusão, agradecendo. Agradeço ao presidente Bolsonaro que me indicou para o cargo de presidente. Confesso que me sinto honrado pela confiança e impactado pela responsabilidade. Entendo que essa sensação me mantém num ponto de equilíbrio entre a ousadia e a prudência”, afirmou.

A política de preços da Petrobras, alvo de constantes questionamentos, também foi assunto na cerimônia. Silva e Luna ressaltou que irá respeitar a paridade dos preços e trabalhará para contribuir para a geração de previsibilidade. “É fazer tudo isso conciliando interesses de consumidores e acionistas, valorizando os petroleiros, buscando reduzir volatilidade, sem desrespeitar a paridade internacional, perseguindo a redução da dívida, investindo em pesquisa e desenvolvimento, e contribuindo para a geração de previsibilidade ao planejamento econômico nacional”, destacou.

Leia também:

Bolsonaro anuncia novo presidente da Petrobras



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

TRF 4 julga ação da Barragem Garabi/Panambi

TRF julga neste momento o recurso contra a decisão que impede os estudos para a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi.

há uma semana


Lançado projeto do Espaço Poliesportivo e Cultural

há 2 semanas


Aulas na rede municipal não retornam nesta segunda

há 2 semanas