Política

Sérgio Moro confirma demissão do Ministério da Justiça

Após o presidente Jair Bolsonaro exonerar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Moro decidiu pela saída do governo, alegando interferência política.

Publicado em 24/04/2020 11h42 - Atualizado há 5 meses - de leitura
Sérgio Moro confirma pedido de demissão do Ministério da Justiça, deixando o governo do presidente Jair Bolsonaro / Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça Sergio Moro pediu demissão do Ministério da Justiça na manhã desta sexta-feira (24). O Anúncio da saída do governo de Jair Bolsonaro foi feito em coletiva convocada por Moro.

A decisão foi motivada pela decisão do presidente de trocar o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, já exonerado. Na tarde desta quinta-feira (23), a assessoria da pasta havia negado que ele pediria demissão.

Conforme revelou o Jornal Noroeste na manhã de ontem, fontes ligadas a Moro haviam assegurado que, caso Bolsonaro exonerasse Valeixo da PF, Moro também sairia, o que se confirmou nesta manhã. 

Em sua coletiva, Moro ainda assegurou que não havia nenhum acordo com Bolsonaro para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) como condição para assumir a pasta. Moro ainda fez uma avaliação dos trabalhos frente à pasta e revelou a insistência do presidente em mais de uma ocasião por trocas em cargos sob seu comando, dentre eles, do diretor-geral da PF. "Presidente insistiu na troca do diretor-geral", afirmou Moro. "Ficaria clara a interferência política na PF", avaliou.

Moro ainda revelou que o presidente queria ter um contato pessoal dentro da PF e que não é verdade que Valeixo quisesse sair, que não assinou o decreto de demissão, sendo pego de surpresa e negando a informação da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) do governo, garantindo ainda que Valeixo nunca sairia voluntariamente.

De acordo com Moro, o presidente não o quer no cargo, por isso, sairá, para preservar  sua biografia e o compromisso assumido.

Moro deixou a sala da coletiva sob muitos aplausos.

Leia também:

Moro avalia deixar governo após Bolsonaro decidir por troca na PF

Assista a coletiva:



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Setembro Amarelo

Nesta sexta-feira (18) a Psicóloga, Ana Paula Paz fala no programa Ponto e Contraponto sobre o Setembro Amarelo.

há 2 dias


Retomada das aulas presencias na rede municipal

há 3 dias


Acisap realiza Almoço de Ideias online nesta quinta

há 3 dias