Região

A beleza da seca

Imagem que foi publicada na capa do Jornal Noroeste mostra o fundo do rio, devido a transparência das águas e pelo baixo volume.

Publicado em 18/04/2020 10h27 - Atualizado há um mês - de leitura
VOLTA GRANDE: imagem divulgada nesta semana mostra o rio Uruguai, com sua configuração submarina a mostra. / Foto: Silvio da Silva Vargas

A 'BELEZA' DA SECA: o trocadilho é só para falar das imagens produzidas pelo fotógrafo Silvio da Silva Vargas, divulgadas nesta semana. Elas registram a beleza do rio Uruguai, na localidade de Volta Grande, município de Porto Mauá/RS.

O nível de água está tão baixo que sua transparência deixou a mostra a topografia submarina do rio. Na foto é possível ver o canal principal (chamado de “canalão”), cuja largura varia de 10 a 15 metros. Já sua profundidade média é de 25 a 30 metros.

O correspondente do Jornal Noroeste, Vilson Winkler, diz que o baixo nível do Uruguai preocupa. Mas que nada se compara a maio de 2012, quando era possível atravessar a pé quase toda sua extensão. Somente no “canalão” era preciso auxílio de um “caíco”, para se chegar a Argentina.

As águas rasas também colocam em risco a vida dos peixes. Segundo o tenente Ginder, comandante do 3º Batalhão Ambiental, mesmo que não estejamos no período da piracema, que é quando acontece a migração para a reprodução dos peixes, deveremos ter algumas medidas restritivas.

“É proibida a pesca em corredeiras e os pescadores precisam respeitar os locais onde desaguam os afluentes, com uma distância de 200 metros. E ainda só pode pescar quem possui carteira profissional”, salientou o oficial. O policial destaca que deve prevalecer o bom senso e a comunidade precisa ajudar na fiscalização.

VOLTA GRANDE: imagem divulgada nesta semana mostra o rio Uruguai, com sua configuração submarina a mostra./Foto: Silvio da Silva Vargas O fundo do rio Uruguai desvendado nas imagens. Beleza apesar do baixo volume de água. / Foto: Silvio da Silva Vargas
VOLTA GRANDE: imagem divulgada nesta semana mostra o rio Uruguai, com sua configuração submarina a mostra./Foto: Silvio da Silva Vargas O majestoso rio Uruguai mostra, agora, sua topografia submarina. Baixo nível e a transparência das águas permitiram estas imagens / Foto: Silvio da Silva Vargas


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Avançada do Dom Bosco

Programa Ponto e Contraponto, Jairo Madril entrevista Rubens Zamberlan, Vanderli de Barros e a enfermeira Rosa Zorzan, sobre a Unidade Avançada do Hospital Dom Bosco de Santa Rosa.

há 2 dias


Prefeitura de Santa Rosa contratou operação de crédito no valor de R$ 7 milhões.

há 5 dias


Fazer exercícios físicos em tempos de quarentena

há 6 dias