Região

Vândalos jogam fora produção de leite em propriedade no interior de Tucunduva

Foram jogados fora em torno de 350 litros de leite

Publicado em 17/07/2021 10h19 - Atualizado há 3 anos - de leitura
/Foto: Divulgação/J. Sentinela

A família do produtor rural João Tibola, de Lajeado Bordado, teve uma desagradável surpresa no início da manhã deste sábado. Ao começar as lides na propriedade logo cedo, por volta das 6 horas da manhã, o Sr. João  constatou que todo leite que havia sido produzido no dia anterior  e que estava acondicionado em um conservador para ser levado pelos leiteiros havia sido jogado fora.  Foram jogados fora em torno de 350 litros de leite, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 700,00 para a família.  O fato causou indignação ao Seu João, aos filhos Cassiano e Fernando e a toda família cujo sustento vem da propriedade.  A família descarta que a ação possa ter sido causada por algum tipo de animal, e tratam como um ato de vandalismo. “A válvula tem que ser apertada com a mão e aí ser girada. Não tem como ter sido feito por um animal”, explica a família.  O local onde está o resfriador fica a aproximadamente 500 metros da estrada principal, o que quer dizer que a pessoa que teria jogado o leite fora teve que invadir a propriedade para executar a ação.  Esta não é a primeira vez que ocorre este tipo de vandalismo em Lajeado Bordado,  outra família da mesma localidade já teria passado por situação semelhante alguns meses atrás

Dilene Tibola, esposa de Fernando, tornou pública a situação, ao postar um texto no Facebook lamentando a ação dos vândalos. “Hoje pelo horário de 6:15 da manhã tivemos uma triste surpresa. Ao chegar pra ordenha encontramos o tanque de leite aberto e sem leite dentro, não porque  o leiteiro levou e sim por “arte” mesmo. Foram em torno de 350 litros de leite jogados fora, resultado de um dia de trabalho .Um prejuízo de R$ 700,00 que  é fruto de trabalho pra sustentar duas famílias. Para chegar a produzir essa quantidade  de leite , nós acordamos cedo faça chuva , sol , frio ou calor temos a ordenha de manhã pra fazer, tratar os animais , soltar na pastagem , arrumar piquetes, tirar silagem, limpar estábulo e outras coisas mais e novamente a ordenha da tarde e fazer novamente a limpeza. A pessoa que fez isso conosco, não sabe o que  custa pra produzir,  então acha que  fazer esse tipo de brincadeira é bonito. Mas não é não. Há quem possa me perguntar: Gatos ou cachorros podem ter passado e se enroscado e ter aberto a válvula de saída do leite? Já respondo que não. Pra isso precisa ter mãos, porque a válvula não é tão fácil de abrir”, desabafou Dilene em nome da família Tibola.

Ela disse que resolveu tornar público a situação para que outros produtores fiquem alertas e não passem pela mesma situação. Dilene disse que a família analisa a possibilidade de instalar câmeras de segurança na propriedade.  

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS

Ao vivo

Ponto e Contraponto

Programa Ponto e Contraponto do dia 24/04/2024



NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 17 minutos

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 19 horas

23/04/2024

há 24 horas

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 17 minutos

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 19 horas

23/04/2024

há 24 horas

22/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO
NTV