Saúde

Covid-19 tem mais de 620 mil infectados, 28,6 mil mortos e 135 mil curados no mundo

Em menos de quatro meses, a doença já supera em mais de 10 mil o número de mortes registradas no surto da pandemia de H1N1, ocorrida durante 16 meses, entre os anos de 2009 e 2010.

Publicado em 28/03/2020 13h08 - Atualizado há 2 meses - de leitura
Mapa da Universidade Johns Hopkins revela que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), tem mais de 620 mil infectados, 28,6 mil mortes e 135 mil curados no mundo / Foto: Reprodução

Com base em dados mundiais divulgados na manhã deste sábado (28), o Jornal Noroeste compilou informações de mortes, curados e infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no mundo. Os dados da pandemia incluem ainda informações técnicas para que o leitor possa entender melhor as informações que são divulgadas nos noticiários diariamente.

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Em geral, estas infecções causam doenças respiratórias, leves e moderadas, semelhantes a um resfriado comum, porém, alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como é o caso do novo coronavírus, que foi batizado de Sars-Cov-2, abreviação para Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, em português, Síndrome Respiratória Aguda Severa Coronavírus 2.

Outro nome que está todo os dias nos noticiários mundiais é Covid-19, que é o nome dado à doença causada pelo novo coronavírus. Assim, cabe ter em mente que Sars-Cov-2 é o nome do novo coronavírus e Covid-19 é o nome da doença causada por ele.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), foi escolhido um nome que não se referisse a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também seja pronunciado e relacionado à doença. Dessa maneira, o nome Covid-19 buscou evitar expressões como “o vírus chinês” e “coronavírus”, que passaram a ser oficialmente incorretas, ou parcialmente incompletas, para representação da nova doença.

Pandemia, por sua vez, é o termo que se refere ao momento em que uma doença se espalhou por diversos continentes com transmissão contínua entre as pessoas. A OMS declarou pandemia de Covid-19 no dia 11 de março.

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, os casos de Covid-19 no mundo já ultrapassaram 620 mil. Do número de pessoas infectadas, foram registradas mais de 28,6 mil mortes e mais de 135 mil pacientes já se recuperaram da doença.

Na última quinta-feira (26), a pandemia de Covid-19 já havia superado em menos de quatro meses o total de mortes provocadas no mundo pela pandemia de H1N1, ocorrida durante 16 meses, entre os anos de 2009 e 2010. Dados da OMS revelam que a onda de gripe anterior matou 18.449 durante o período de surto.

A doença causada pelo novo coronavírus foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, na China, no dia 1º de dezembro de 2019. No entanto, o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.

Clique aqui para acompanhar dados da Covid-19 em tempo real.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Sistema de Monitoramento de Santa Rosa

Zelindo Cancian entrevista no Programa Noroeste Repórter a Major Vanessa Peripolli, que fala a respeito do Monitoramento de Santa Rosa.

há 2 dias


Comercial | Gov RS - Não Podemos se Entregar pro corona

há 3 dias


Entrevista com o Deputado Federal Osmar Terra

há 3 dias