Saúde

Fiocruz prevê entregar mais 4,7 milhões de doses nesta semana

Novas remessas do imunizante contra a Covid-19 começam a ser enviadas a partir desta quarta-feira (21), com previsão de conclusão da entrega para sexta-feira (23).

Publicado em 19/04/2021 15h46 - Atualizado há 3 semanas - de leitura
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve entregar mais 4,7 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 nesta semana / Foto: Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê entregar ao Ministério da Saúde mais 4,7 milhões de doses de vacinas Oxford/AstraZeneca nesta semana. As novas remessas do imunizante contra a Covid-19 começam a ser enviadas a partir desta quarta-feira (21), com previsão de conclusão da entrega para sexta-feira (23).

Por meio de uma nota, a instituição afirma que, com a implementação de mais um turno na segunda linha de produção do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (BioManguinhos/Fiocruz), atingiu o que considera ser um patamar alto de entrega de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), elaborado pelo ministério.

“Chegamos à escala máxima de cinco milhões de entregas por semana, sempre às quartas e sextas. Este e um patamar bem alto porque alcançamos o máximo da produção com duas linhas. Agora estamos na expectativa de mais um turno de trabalho”, informou a Fiocruz.

Ao todo, cerca de 500 profissionais estão envolvidos na cadeia produtiva da Fiocruz para a fabricação dos imunizantes. Segundo a instituição, os trabalhadores estão distribuídos em diferentes atividades que contam com trabalho 24 horas por dia. Por esse motivo, a capacidade de fabricação diária do imunizante foi aumentada em 33%, passando de 900 mil doses para 1,2 milhão.

Até o momento, a Fiocruz já entregou ao governo federal a quantia de 14,8 milhões de doses do imunizante de um total de 18,4 milhões previsto para até o dia 1º de maio. “Daqui pra frente serão em média 5 a 6 milhões por semana”, confirmou a assessoria de imprensa do órgão.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

TRF 4 julga ação da Barragem Garabi/Panambi

TRF julga neste momento o recurso contra a decisão que impede os estudos para a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi.

há uma semana


Lançado projeto do Espaço Poliesportivo e Cultural

há 2 semanas


Aulas na rede municipal não retornam nesta segunda

há 2 semanas