Saúde

Gabinete de Crise se reúne hoje e deve confirmar flexibilização de restrições no RS

Governador projeta permitir o funcionamento de comércios não essenciais no final de semana e a ampliação do horário noturno, para que restaurantes possam funcionar.

Publicado em 08/04/2021 09h01 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
Gabinete de Crise se reúne hoje e deve confirmar flexibilização de restrições no RS / Foto: Palácio Piratini

Uma reunião do Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul está marcada para esta quinta-feira (8) e deve definir a flexibilização de restrições e a ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas no Estado. De acordo com o governador Eduardo Leite, a redução apresentada no número de internações e a diminuição das taxas de contágio da Covid-19 devem viabilizar a diminuição das restrições no Estado.

Além disso, o governo estadual exigiu planos de fiscalização das prefeituras. Segundo o Estado, o objetivo é definir um procedimento padrão, sem regras específicas para cada cidade. “Temos que garantir a observação desses protocolos. Por isso a importância dos planos de fiscalização”, destacou Leite.

O nível de flexibilização ainda não pode ser antecipado, tampouco quais mudanças devem ocorrer, porém, o chefe do Executivo manteve conversas com prefeitos e associações nesta semana sobre a fiscalização para a viabilidade das flexibilizações. Conforme Leite, a decisão do Gabinete de Crise deve sair até o final da semana. Dentre as possíveis alterações, o governador projetou permitir o funcionamento de comércios não essenciais no final de semana e uma ampliação do horário noturno, para que restaurantes possam funcionar.
  
“Projetamos que agora possamos avançar no sentido de que possam funcionar no final de semana. E que possamos avançar no horário noturno para que restaurantes possam funcionar”, afirmou. 

Leite lembrou, no entanto, que não se trata de “uma volta ao normal”, lembrando que os cuidados devem ser mantidos pela população. “É importante que se mantenha distanciamento, se observe o número de mesas, com público restrito por mesa para não virar festa ou algo que descuide dos protocolos”, alertou.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Privatização da Corsan

Ex-prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, falou na manhã desta segunda-feira (19) sobre a privatização da Corsan.

há 17 horas


Mantei avalia os 100 primeiros dias de governo

há 18 horas


Programa Podcast Noroeste

há 18 horas