Saúde

Há 85 anos iniciava uma história em saúde na Fronteira Noroeste

O aniversário do Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa/RS, traz consigo o desafio de promover atendimento de alta qualidade distante dos grandes centros.

Publicado em 27/06/2020 04h00 - Atualizado há um ano - de leitura
Hoje o Vida & Saúde opera com 1,1 mil colaboradores e corpo clínico de 200 médicos. / Foto: Divulgação

Neste sábado (27), o Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa/RS, completa 85 anos. Referência para região macro-missioneira, conta hoje com mais de 1,1 mil colaboradores, corpo clínico com mais de 200 médicos e apoio da comunidade que habita a região Noroeste do Estado.

O voluntariado sempre foi uma marca da instituição, desde sua fundação no dia 27 de junho de 1935, quando em Assembleia Geral, santa-rosenses fundaram a Associação Hospitalar Caridade Santa Rosa. O ato foi coordenado por Vergílio Lunardi e João Macluf, líderes comunitários da época.

Após sua instalação, a Sociedade Hospitalar começou a exercer um papel fundamental na saúde da população da região, primando sempre pelo atendimento dos menos favorecidos. Em 1945, o hospital inaugurou sua sede própria com 35 leitos. A organização do funcionamento era desenvolvida pelas irmãs franciscanas de forma voluntária. Foram elas que melhor interpretaram e colocaram em prática os princípios da “caridade” até 1976, cuidando também do setor de enfermagem.

Durante a década de 1980 e 1990, foram realizadas diversas campanhas para promover melhorias. A comunidade sempre apoiou e ajudou a instituição. Em 2006, 10 empresários assumiram, de forma voluntária, o Conselho de Administração. Nesse período, a organização enfrentava muitas dificuldades, possuía dívidas e atrasos de salários. A partir deste momento, os empreendedores firmaram importantes parcerias para proporcionar investimentos em infraestrutura, tecnologia e gestão.

Hoje o Vida & Saúde de Santa Rosa presta serviços para todo o Noroeste gaúcho. Com uma área de abrangência de cerca de 900 mil habitantes, recebe pacientes das mais diversas especialidades.

A busca por uma evolução constante tem sido a marca da instituição nos últimos tempos. De acordo com o presidente Rubens Zamberlan, “pensando em todas as pessoas que necessitam do atendimento, diversas melhorias foram realizadas ao longo dos últimos anos”.

O prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi solidificou essa visão de ser uma referência em gestão hospitalar. Resultado de uma padronização em todos os setores da instituição, isto vem sendo desenvolvido desde 2010, através de um convênio firmado com o Hospital Israelita Albert Einsten. Estas técnicas de administração têm proporcionado mais avanços na segurança do paciente. O resultado do empenho de todos que lá trabalham refletiu na Acreditação nível 2 da ONA.

Já a construção da nova unidade é outra conquista recente. Um edifício com nove pavimentos que, aos poucos, está sendo finalizado. Segundo a Diretora Geral, Vanderli de Barros, “esse sonho saiu do papel e há mais de 10 anos. Hoje estamos com o Laboratório de Análises Clínicas e o setor de Diagnóstico em funcionamento, com equipamentos de ponta, oferecendo à comunidade um serviço diferenciado”.

O Vida & Saúde também gerencia os serviços da UPA, SAMU, Saúde Mental e a Unidade Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus, esta última instalada no antigo Hospital Dom Bosco.

Segundo a direção, o momento é de crescimento e de muita união. Os investimentos não param, tanto em tecnologia quanto em qualificação, para que nos próximos anos, os avanços possam continuar.

CONHEÇA MAIS sobre o Hospital Vida & Saúde.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Projeto de iluminação LED

Jairo Madril conversa sobre o assunto com Orlando Desconsi e Dado Silva

há 17 horas


Mobilização dos trabalhadores

há 17 horas


Grupo de orações

há 2 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO