Saúde

Santa Rosa registra 19 novos casos de dengue em uma semana

A média, em menos de uma semana, é de 3,1 casos por dia, confrontando os dois últimos boletins.

Publicado em 22/05/2020 06h00 - Atualizado há 3 dias - de leitura
Acúmulo de lixo estimula criatórios de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. / Foto: Arquivo JN

Na sexta-feira da semana passada (15), a Fundação Municipal de Saúde anunciou 158 casos confirmados de dengue em Santa Rosa. Seis dias depois, no final da tarde desta quinta-feira, 21, o boletim atualizado apontou 177 casos atestados. Isso significa mais 19, ou uma média de 3,1 casos por dia no município.

No total são 296 notificações, com apenas 61 descartados e 58 em investigação. Na prática, se os investigados forem confirmados, o cenário torna-se ainda mais preocupante.

Jairo Beal, coordenador da Vigilância Sanitária e que está na frente de combate, tem uma avaliação inicial: “Veja que no dia 15 de maio tínhamos 282 notificações e pulamos para 296 nesta quinta-feira. Isso ainda é reflexo do surto que estourou em março. Sobre os 58 casos em investigação, é necessário aguardar os resultados do Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do RS – localizado em Porto Alegre”, considerou.

Ele transfere esperanças às baixas temperaturas. Na quarta-feira (20), Santa Rosa registrou temperatura elevada superior a 30º. “As chuvas dos últimos dias, somadas ao calor, são fatores que favorecem a proliferação de larvas do mosquito transmissor da dengue”, ponderou.

O Bairro Auxiliadora, detentor de 75% dos casos acumulados no surto instalado em março e abril, apresentou um aspecto positivo. “Apenas uma notificação entrou na quarta-feira. Ainda não sabemos se o caso é positivo ou negativo, mas é nítida a contenção”, destacou.

Beal insiste que a população é fundamental na frente de combate, “cada um cuidando de seu próprio espaço”.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Unidade Avançada do Dom Bosco

Programa Ponto e Contraponto, Jairo Madril entrevista Rubens Zamberlan, Vanderli de Barros e a enfermeira Rosa Zorzan, sobre a Unidade Avançada do Hospital Dom Bosco de Santa Rosa.

há 2 dias


Prefeitura de Santa Rosa contratou operação de crédito no valor de R$ 7 milhões.

há 5 dias


Fazer exercícios físicos em tempos de quarentena

há 6 dias