Saúde

Teleatendimento à Covid-19 feito pela FUMSSAR passa a ser regional.

Regionalização começa na segunda-feira (25), abrangendo 18 municípios da região.

Publicado em 21/05/2020 14h35 - Atualizado há 3 dias - de leitura
O serviço de teleatendimento é mantido pra Santa Rosa, mas estendido à região a partir de segunda-feira / Foto: JN

A Fundação Municipal de Saúde em parceria decisiva com a Unijuí implantou no dia (16) de abril o serviço de teleatendimento. A ideia inicial era de minimizar dúvidas das pessoas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. E continua sendo, só que a partir da próxima segunda-feira (25), estendendo-o para 18 municípios abrangidos pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (que manifestaram interesse).

Pessoas da região poderão ligar para o telefone 3511 5222 para fazer qualquer questionamento relacionado à Covid-19. Para cada consulta haverá orientação específica de direcionamento no respectivo município. Já existe um protocolo padrão com todas as secretarias municipais de saúde.

O atendimento vai das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Que perguntas podem ser feitas? “A dúvida que tiver. O melhor uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual), como proceder com relação ao distanciamento social, sintomas que está sentindo como tosse, dor no corpo e febre”, esclarece Ademir Rosa, diretor de Gestão Estratégica da Fundação.

Marcos Scherer, pró-reitor da Unijuí, observa que dependendo da dúvida, se houver indicadores de suspeita do novo coronavírus o profissional que atender o telefonema pode acionar o paciente através de uma videochamada. “Veja que o alcance da proposta é muito mais amplo, ele evolui dependendo da situação. O profissional pode detectar sintomas no vídeo e orientar o paciente”, emendou Scherer.



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