Saúde

Unidade Dom Bosco chega aos 100 dias

Foram mais de 760 atendimentos, o que dá segurança e qualidade à comunidade da região Noroeste do RS.

Publicado em 06/07/2020 09h23 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Espaço exclusivo para atender pacientes de Covid-19 dá uma segurança à população. /Foto: Jornal Noroeste

Neste domingo, 05, o atendimento da Unidade Dom Bosco completou 100 dias. Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus, foi no dia 28 de março que cerca de 100 profissionais entraram na linha de frente, passando a receber pacientes de toda a região e também do Estado. Um dia antes, Santa Rosa confirmava seu primeiro caso de Covid-19. De lá para cá já foram 766 atendimentos, e, atualmente, 15 pessoas seguem internadas, sendo seis na Unidade de Tratamento Intensivo-UTI.

Dos casos confirmados de coronavírus, na UTI temos um paciente de Santa Rosa, um de Santiago, um de São Paulo das Missões e um de São Luiz Gonzaga. No ambulatório são quatro de Santa Rosa e um de Santiago.

Nesta semana passada a unidade recebeu mais cinco leitos de UTI, chegando a 15 vagas. Mas nesta devem ser reabilitados mais cinco. Com esses novos 10 leitos, o hospital totalizará 20 espaços de UTI e 20 de internação.

Os respiradores e ventiladores foram destinados pela União e encaminhados pelo Estado. A Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa – FUMSSAR, auxiliou na liberação e na entrega. O hospital Vida & Saúde adquiriu monitores e demais equipamentos que somam cerca de R$ 400 mil para o funcionamento dos novos espaços.

Segundo a diretora geral do Vida & Saúde, Vanderli de Barros, “nestes últimos dias tivemos um aumento significativo de casos na região e essa ampliação de leitos é fundamental nesse momento, pois com ela, conseguimos garantir um atendimento de qualidade e seguro”.

O prefeito Alcides Vicini, juntamente com as prefeituras da Associação da Fronteira Noroeste (AMUFRON) e a Alibem garantiram o investimento até o hospital obter a liberação do recurso pelo Ministério da Saúde.

Os municípios de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional confirmam, juntos, mais de 183 casos de Covid-19 até o início da quinta-feira, 02 de julho. Das confirmações na região, Santa Rosa registra o maior número, chegando a 104, com 14 ainda em análise.

Em entrevista à rádio Noroeste a enfermeira responsável pelo Dom Bosco, Fernanda Flores, ao relatar o dia-a-dia da unidade, ressaltou a importância do trabalho de toda a equipe. “Todos deixam de lado qualquer medo, para se dedicar ao paciente e salvar vidas. Nossa maior realização é ver o paciente saindo curado da nossa unidade. Nos empenhamos muito para isso”. Um profissional da Unidade confirmou positivo, está em tratamento em casa e passa bem. “Estamos aqui colocando a nossa vida na linha de frente para salvar as pessoas. Por isso peço para todos que mantenham o isolamento, pois é a única forma de evitarmos o contágio. Faça a sua parte, nós estamos fazendo a nossa”, apelou.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 20 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

NTV

Vídeos recomendados

24/04/2024

há 20 horas

Operação Patrola: MP denuncia ex-prefeitos do Noroeste do RS

há 2 dias

23/04/2024

há 2 dias

22/04/2024

há 3 dias

Mantei demite cargos de Claudio Schmidt após acusação feita na Câmara

há 2 semanas

Ato mobiliza familiares dos presos do dia 08/01 em Santa Rosa

há 2 semanas

Um novo empreendimento em Santa Rosa

há 2 semanas

Nós não perdemos, nós agregamos, afirma o presidente do MDB

há 2 semanas

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO